quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Contagem regressiva para o segundo turno da Bundesliga

Há sete dias do início do segundo turno da Bundesliga, toda atenção fica voltada para os dois principais candidatos ao título, Bayern de Munique e Werder Bremen.

Ao final do primeiro turno, as duas equipes terminaram empatadas, com a vantagem para os bávaros apenas no saldo de gols. Com isso era de se esperar que o segundo turno fosse tão disputado quanto o primeiro, com a decisão do campeão alemão saindo apenas nas últimas rodadas.

Caminhos opostos
Infelizmente não é essa a maior possibilidade. Caminhos opostos seguidos na pausa de inverno podem fazer com que o Bayern rapidamente dispare na frente e que o Werder Bremen aos poucos, tenha que se contentar com uma vaga na Liga dos Campeões.

Os gigantes da Baviera que vinham perdendo terreno rodada a rodada, aparentemente conseguiram resolver seus problemas internos e devem começar o segundo turno com toda a força.

A equipe aproveitou esse período, para fazer um intenso trabalho de recuperação física. O cuidado da equipe técnica com os jogadores era tão grande, que os atletas eram monitorados diariamente até no período de férias entre o natal e o ano novo.

O resultado é que os bávaros estão em plena forma. Jogadores que estavam machucados como Altintop, Jansen, Ribery e Podolski, ou estão totalmente recuperados ou em fase final do tratamento.

Outros problemas na equipe, como a briga por posições de titular e um certo mal estar de alguns jogadores com o técnico Ottmar Hiztfeld também foram resolvidos.

O Bayern agiu rápido. Primeiramente tratou de definir um novo técnico para a próxima temporada. Com isso trouxe os jogadores para próximo do atual técnico. Os jogadores prometeram ganhar tudo que for possível na temporada de despedida do treinador.

Além disso, os dirigentes avisaram que Klinsmann ainda não definiu com quais jogadores vai trabalhar na próxima temporada, com isso jogadores que as vezes se acomodavam na reserva da equipe vão ser obrigados a se esforçar mais para conquistar a confiança do novo técnico.

Já o Werder Bremen que estava jogando cada vez melhor e se aproximando perigosamente do líder Bayern, parece ter entrado em uma crise, com vários jogadores saindo, e com tantos outros se contundindo de uma forma um tanto estranha.

As seguidas contusões na equipe do Werder chegam a ser absurdas. Tim Borowski que joga sua última temporada na equipe, chegou a reclamar da maneira com que a equipe médica trabalhava com os jogadores contundidos.

Ivan Klasnic, foi outro que depois de brigar com o médico do clube, disse que gostaria de deixar o Werder Bremen.

Aparentemente os jogadores tem razão. É comum ver jogadores do Bremen ficarem meses afastados da equipe, e quando são liberados pelo departamento médico, precisam de poucas semanas para voltar ao estaleiro com o mesmo problema.

Casos como o de Frings (jogou apenas 4 jogos na temporada), Hunt (depois de quase 1 ano afastado voltou ao time, mas já está novamente machucado), Fritz (jogou apenas 7 vezes nesta temporada) e tantos outros, praticamente impedem que o técnico Thomas Schaff consiga colocar um time próximo do titular nas partidas.

Com um departamento médico tão recheado de jogadores, era de se esperar que os diretores da equipe segurassem seus jogadores, mesmo que reservas, para poderem encarar todo o segundo turno da competição.

Essa não parece ser a idéia dos comandantes do Bremen. Andreassen foi vendido ao Fulham, Carlos Alberto emprestado ao São Paulo, e o meia da seleção alemã Tim Borowski sairá ao fim da temporada sem que o clube ganhe um centavo na transação.

Com esse cenário, tudo indica que o título da Bundesliga voltará a Baviera. O Bayern de Munique demonstrou que não é apenas seu poder financeiro que faz a diferença. Os bávaros estão a frente também na organização do seu deparamento de futebol.


Nenhum comentário: