quinta-feira, 20 de maio de 2010

A angústia do corte

O técnico Joachim Low prorrogou a angústia dos jogadores alemães que ainda não tem vaga garantida para a Copa do Mundo.

Low afirmou que só definirá os três jogadores que serão cortados da seleção depois da apresentação dos jogadores do Bayern de Munique que disputarão no sábado a final da Liga dos Campeões da Europa.

O anúncio, que será feito na segunda-feira, deixa ainda mais apreensivos os jogadores que sabem que podem voltar para casa mais cedo.

Marco Marin, meia do Werder Bremen, já passou por isso na Euro2008, mas acredita que a situação agora é totalmente diferente, já que ele foi um dos destaques da última edição da Bundesliga.

Piotr Trochowski também corre risco. O meia do Hamburgo não foi bem na atual temporada e tenta provar nos treinos que pode ser útil a seleção.

Outro jogador que vive a angústia do corte é Marcell Jansen. O lateral esquerdo do Hamburgo se apresentou à seleção machucado e corre contra o tempo para não ficar de fora da Copa do Mundo.

Outros três jogadores que estão na berlinda são Boateng, Aogo e Beck. O meio-campista Trasch deve ficar no elenco, já que é o único que pode desempenhar a função de Ballack na equipe.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Ballack fora. E agora?

Michael Ballack, capitão da seleção alemã e considerado melhor jogador do país nos últimos anos, está fora da Copa do Mundo.

Ballack é o único jogador da nationalelf que joga fora do país e é também o mais experiente do grupo. Fica a dúvida do que será da campanha dos comandados do técnico Joachim Low sem seu capitão, mas diferente da maioria não considero que a Alemanha terá uma grande perda sem seu principal astro.

Há tempos Ballack não demonstra o futebol que o levou a ser um dos melhores jogadores do mundo. O última grande momento do jogador foi na Eurocopa de 2008, depois disso, cada vez mais burocrático, pouco o jogador acrescentou a seleção da Alemanha.

Não resta dúvida que a experiência do jogador e sua liderança em campo farão falta para a Alemanha, mas acredito que no jogo em si, a Alemanha tem tudo para superar essa perda.

Ballack vinha jogando cada vez mais recuado na seleção, praticamente como primeiro volante. Com Schweisteiger também jogando como volante, a Alemanha acabava por ter um meio campo defensivo pouco marcador.

Com a saída de Ballack, Low terá que utilizar um volante mais marcador na posição. Aparentemente o escolhido será Khedira do Stuttgart, já que Rolfes está fora por contusão e Frings teve problemas disciplinares com o técnico da seleção.

Essa situação deixará a Alemanha mais compacta e isso deve dar mais liberdade para os bons meias da seleção produzirem jogadas ofensivas.

Frings é o único volante alemão com experiência suficiente para encarar grandes partidas, mas com o jogador do Werder Bremen já descartado pela comissão técnica, Low terá que torcer o jovem Khedira entrar e jogar bem.

Resta saber se a pouca ou quase nenhuma experiência de Khedira não pesará a partir das oitavas de final da competição.

O novo capitão
Com Ballack fora, fica a dúvida de quem será o capitão da nationalelf na Copa do Mundo. Como Klose não deve ser titular da seleção, Bastian Schweinsteiger deve ser o escolhido de Low para levar a braçadeira da jovem seleção alemã.