sábado, 1 de março de 2008

Bayern vence e mantém vantagem

O Bayern de Munique venceu o grande clássico contra o Schalke 04 por 1 a 0 e manteve a vantagem de quatro pontos para o vice-líder Werder Bremen. Os verdes também venceram neste sábado, bateram o Borussia Dortmund em casa por 2 a 0.

Jogando em um Veltins Arena lotado o Bayern de Munique não deu chance para os donos da casa e marcou logo aos 14 minutos. Schweisteiger fez bela jogada pela esquerda, tocou para Ribery que penetrou na área e cruzou para Klose (foto) marcar de barriga o gol da vitória dos bávaros.

Ottmar Hitzfeld, como nos velhos tempos quando surpreendia a todos na escalação do seu time, mandou para campo uma equipe bem diferente do esperado.

Sem poder contar com van Bommel o técnico colocou Demichelis, um jogador mais defensivo no meio-campo e sacou também Zé Roberto, colocando Schweisteiger com características mais ofensivas.

A equipe com três meias de armação, Ribery, Schweisteiger e Altintop, dominou praticamente todo o jogo e não deu chance para os Azuis Reais.

O Schalke 04 tentava na raça chegar ao gol de Oliver Kahn, mas a equipe do Vale do Ruhr não teve praticamente nenhuma chance real para marcar.

Werder Bremen - Borussia Dortmund
Também na região do Ruhr o Werder Bremen bateu o rival Borussia Dortmund por 2 a 0. Com o resultado os verdes continuam na luta pelo título da Bundesliga.

Sem poder contar com Diego, o jovem alemão Ozil foi o meia de ligação do Werder Bremen, enquanto Klasnic e Rosenberg formavam o ataque da equipe.

Estranhamente quem brilhou no meio campo foi outro alemão Hunt, que veio do banco de reservas para servir Rosenberg nos dois gols da equipe.

A saída de Owomoyela machucado acabou ajudando a equipe da casa. Fritz que jogava no meio campo voltou a lateral direita e Hunt foi para o meio-campo ajudando Ozil na armação das jogadas.

Karlsruher - Wolfsburg
Quem venceu novamente foi o surpreendente Karlsruher. A equipe recém promovida da série B bateu o Wolfsburg em casa por 3 a 1. Eggiman, Kennedy e Iashvili marcaram pelo Karlsruher. Schafer descontou pelos lobos.

O técnico Felix Magath armou mais uma das suas para a partida. Inexplicavelmente "o Mago" deixou Grafite e Marcelinho, os dois melhores jogadores da equipe na temporada, no banco de reservas. Quanto Magath tentou corrigir o erro já era tarde demais.

Confira os outros resultados da rodada:
Hannover 2 – 1 Nuremberg
Hansa Rostock 1 – 1 Arminia Bielefeld
Hertha Berlin 2 – 0 Duisburg
Energie Cottbus – Stuttgart (adiado devido péssimas condições climáticas)
Hamburgo – Frankfurt (domingo)
Bochum – Bayer Leverkusen (domingo)

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Frings próximo de voltar aos gramados

O voltante do Werder Bremen Torsten Frings está próximo de retornar aos gramados. Frings teve várias contusões nesta temporada, o que praticamente o impediu de ajudar a equipe na luta pelo título da Bundesliga.

Agora, cinco semanas após sua última contusão no joelho, o jogador aguarda ansiosamente o retorno aos campos. “Não se preocupem. Eu voltarei em breve. Estou treinando todos os dias, e já estou fazendo um treinamento com bola”, afirmou o volante da seleção alemã.

A previsão da volta de Frings aos gramados é de três semanas, até lá o maior ídolo da torcida dos verdes ficará na torcida pela equipe. “Eu estarem em Bremen no sábado para ajudar a equipe a vencer o Dortmund, então eu precisarei de umas três semanas para estar em forma novamente”.

As decepções alemãs

Muito se falam dos jovens talentos alemães que vem aparecendo nos últimos anos. Realmente a Alemanha vem mudando. Depois de tenebrosos anos entre a fantástica geração de 1990, campeã do mundo, e a geração de 2000, eliminada vergonhosamente na primeira fase da Eurocopa, a Alemanha começou a dar mais atenção as categorias de base o que fez com que o futebol alemão voltasse a ter grandes promessas.

Essa mudança de comportamento começou com os clubes, que cansados de investir em inúmeros jogadores estrangeiros de talento duvidoso e rendimento abaixo do esperado passaram a dar mais atenção a categoria de base das equipes.

A seleção alemão também teve seu papel. Ruud Voeller, quando técnico da seleção, foi o primeiro a dar chance aos jovens jogadores. Mesmo com o sucesso na Copa de 2002 o técnico acabou sendo demitido após a fraca campanha na Euro 2004. Para sorte da Alemanha, Klinsmann continuou o processo de renovação da seleção alemã.

Exemplos de sucesso como Lukas Podolski, Philipp Lahm, Mario Gomez, Mertesacker, Toni Kroos, Christian Pander e Gonzalo Castro não faltam.

Infelizmente há também algumas decepções. Jogadores que depois de serem consideradas grandes promessas, acabaram com o passar dos anos a se tornarem jogadores medianos, muitos desses, até reservas em seus clubes.

Vamos mostrar alguns exemplos desses jogadores, sempre é claro, com a esperança que comecem a demonstrar o futebol que tanto se esperou deles no início de suas carreiras.

Tim Borowski, 27 anos
Clube: Werder Bremen

Tim Borowski, formado pelas categorias de base do Werder Bremen, é um jogador teoricamente completo. Marca muito bem e tem grande capacidade de organizar jogadas no meio campo.

O meio-campista sempre foi muito efetivo quando chegava ao ataque, seus chutes de fora da área e sua qualidade nas bolas aéreas fizeram ele ser escolhido como uma das grandes revelações do futebol europeu pela revista World Soccer.

Infelizmente com o passar dos anos Borowski foi perdendo seu potencial. Só para se ter uma idéia vamos analisar os gols marcados por Borowski nas últimas temporadas:
2004/2005 – 7 gols, 2005/2006 – 10 gols, 2006/2007 – 2 gols, 2007/2008 – nenhum gol marcado

Esses números demonstram claramente a situação de Borowski que não raramente não é relacionado como titular do Werder Bremen na temporada. A mudança para o Bayern de Munique na próxima temporada pode ser a última chance de Borowski se tornar um grande jogador do futebol alemão.

Tobias Rau, 26 anos
Clube: Arminia Bielefeld


O que dizer Tobias Rau? O jogador que começou sua carreira profissional no Wolfsburg foi considerado um dos mais promissores laterais alemães no começo de 2000. Rau simplesmente foi escolhido por Andreas Brehme, lateral esqueda da seleção alemão de 1990 e 1994, o seu sucessor na seleção alemã.

As boas atuações pelo Wolfsburg e comentários como o de Brehme, levaram o jogador em 2003 para o poderoso Bayern de Munique. Com Lizarazu machucado, Rau teve todas as chances de comprovar tudo que se esperava dele.

Infelizmente isso não aconteceu, e depois de duas temporadas inteiras na reserva, Uli Hoeness com toda sua delicadeza disse a Rau para procurar outra equipe, pois ele não tinha futebol para jogar nos gigantes da Baviera.

Contratado pelo Bielefeld a três temporadas, Rau continua a decepcionar e amarga a reserva da pequena equipe alemã.

Sebastian Kehl, 27 anos
Clube: Borussia Dortmund


Sebastian Kehl surgiu para o futebol na pequena equipe do Freiburg. Depois de duas ótimas temporadas o jogador foi disputado por Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Werder Bremen.

Depois de grande disputa, o Borussia Dortmund conseguiu contratar o jogador que era chamado na época de “o novo Beckenbauer”.

Kehl até que foi bem nas suas duas primeiras temporadas. Depois disso, seguidas contusões atrapalharam o volante que jogou a última Copa do Mundo. Não se pode dizer que Kehl é um jogador ruim, mas infelizmente ele ficou muito longe do que se esperava dele no início de sua carreira.

Após a última Copa do Mundo, Kehl nunca mais foi chamado para defender a seleção alemã.

Andreas Gorlitz, 25 anos
Clube: Karlsruher


Depois de uma excelente temporada 2003/2004 pelo Munique 1860, o lateral direito Andreas Gorlitz foi contratado pelo rival Bayern de Munique.

No Bayern o garoto foi muito bem em sua primeira temporada. Infelizmente uma lesão no joelho o afastou dos gramados por dois anos. Em sua volta a equipe no começo de 2007 não foi bem. A equipe de Munique preferiu emprestá-lo para o Karlsruher.

Em sua primeira temporada pela equipe do Karlsruher, Gorlitz vem fazendo uma boa campanha, mas ainda muito longe de tudo que se esperava dele.

Christian Tiffert, 25 anos
Clube: Duisburg

Poucos podiam imaginar que o jovem de 19 anos que foi titular do Stuttgart por quatro anos hoje estaria em uma lista de grandes decepções do futebol alemão. Tiffert, um meia atacante rápido e com bons dribles, fez parte da grande geração do Stuttgart treinada por Felix Magath.

Junto com Kuranyi, Lahm, Hinckel e Hleb era considerado um dos mais promissores jogadores alemães dos últimos anos.

Inexplicavelmente Tiffert foi perdendo espaço no Stuttgart até ser vendido para o Salzburg da Áustria. Depois de uma temporada ruim no país vizinho, Tiffert voltou a Alemanha agora para atuar pelo Duisburg.

Apesar de titular da equipe das zebras, Tiffert, assim como a equipe, não empolga. Provavelmente o ano que vêm deverá disputar a segunda divisão com o Duisburg.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Preview – 22ª rodada

O torcedor fanático pelo futebol alemão não tem do que reclamar da vigésima segunda rodada da Bundesliga que começa nesta sexta-feira. Quatro grandes jogos devem mais uma vez alterar a posição dos primeiros colocados na competição.

A diferença de pontos do quinto colocado, Schalke 04, para o segundo, Werder Bremen, é de apenas cinco pontos. Mais um tropeço do Werder Bremen pode colocar Bayer Leverkusen ou Hamburgo na segunda colocação.

Schalke 04 – Bayern de Munique
Sem dúvida o melhor jogo da rodada. O Schalke 04 vem de maus resultados. Os azuis reais perderam suas duas últimas partidas na Bundesliga e ainda neste meio de semana foram eliminados da Copa da Alemanha.

A vantagem do Schalke 04 é a possível melhor condição física de seus jogadores. Os azuis reais jogaram terça-feira pela Copa da Alemanha, enquanto o Bayern jogou na quarta-feira e ainda teve que suportar 120 minutos de partida para poder vencer o rival 1860 Munique.

O desfalque das duas equipes fica no meio campo. Enquanto o Schalke não terá o bom volante Jermaine Jones, o Bayern de Munique não terá van Bommel, os dois foram expulsos na rodada passada.

Provável escalação das equipes:
Schalke 04:
Neuer - Rafinha, Bordon, Krstajic, Westermann - Grossmüller, F. Ernst - Rakitic - Asamoah, Kuranyi, A. Streit
Bayern de Munique: Kahn - Sagnol, Lucio, Demichelis, Lahm - Hamit Altintop, Ottl, Zé Roberto, Ribery - Klose, Toni

Werder Bremen – Borussia Dortmund
O Werder Bremen terá tarefa dificílima frente ao rival do Norte Borussia Dortmund. O Bremen aumentou sua lista de desfalques para a partida depois da tola expulsão de Diego na rodada passada. O técnico Thomas Schaaf pode perder a segunda colocação nesta rodada se os verdes empatarem com o Dortmund.

Já o Dortmund não tem do que reclamar, a equipe venceu seus últimos dois jogos na Bundesliga e ainda passou pelo Hoffenheim neste meio de semana pela Copa da Alemanha.

Sem Diego, o Werder Bremen deverá ter Ozil, ex-Schalke 04, na armação das jogadas. O Dortmund não terá o brasileiro Dede expulso na última rodada, Buckley deve entrar em seu lugar pela lateral esquerda.

Provável escalação das equipes:
Werder Bremen:
Wiese - C. Fritz, Mertesacker, Naldo, Boenisch - Baumann - D. Jensen, Borowski - Özil - Rosenberg, Sanogo
Borussia Dortmund: Marc Ziegler - Rukavina, Amedick, Kovac, Buckley - Kehl - Tinga, Kruska - Federico - Petric, Frei

Hamburgo - Eintracht Frankfurt
O Hamburgo foi eliminado neste meio de semana da Copa da Alemanha. Os hanseáticos perderam para o Wolfsburg por 2 a 1.

No campeonato alemão a equipe está na quarta posição, mas apenas dois pontos atrás do vice-líder Werder Bremen. Van der Vaart, craque da equipe, deve voltar a equipe titular pela Bundesliga neste fim-de-semana.

O Frankfurt que bateu o Werder Bremen na rodada passada vem crescendo no segundo turno e já ocupa a sétima posição na Bundesliga

Provável escalação das equipes:
Hamburgo:
F. Rost - Demel, B. Reinhardt, Mathijsen, Benjamin - de Jong, Kompany - Jarolim, van der Vaart, Trochowski - Olic
Eintracht Frankfurt: Nikolov - Mahdavikia, Galindo, Kyrgiakos, Spycher - Inamoto - M. Fink, Chris - Köhler - Fenin, Amanatidis

Bochum – Bayer Leverkusen
O Bochum terá muitas dificuldades para passar pelo Bayer Leverkusen neste domingo. O Bochum não terá o seu grande craque, Sestak, suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

O Bayer Leverkusen em contrapartida vai com o time completo para o jogo. Empolgados com a terceira posição na Bundesliga, e com a possibilidade de assumir o segundo lugar caso o Werder Bremen não vença o Dortmund, é possível que o Bayer Leverkusen de Rolfes e Kiessling consiga um grande resultado fora de casa.

O goleiro Adler deve voltar a equipe neste fim-de-semana. Adler é considerado um dos mais promissores talentos do futebol alemão, e junto com Castro e Friedrich são os principais jogadores da defesa do Bayer, uma das melhores da Bundesliga.

Provável escalação das equipes:
VfL Bochum:
Lastuvka - Pfertzel, Maltritz, Yahia, P. Bönig - Imhof - Zdebel, Dabrowski - Ono - Epallé, Auer
Bayer Leverkusen: R. Adler - Castro, M. Friedrich, Haggui, Sarpei - Vidal, Rolfes - B. Schneider, Barbarez, Barnetta - Kießling

Outros jogos
Energie Cottbus e Stuttgart fazem outro jogo importantíssimo na rodada. O Cottbus luta desesperadamente para fugir da zona de rebaixamento, a equipe ocupa a última colocação na tabela de classificação.

Já o Stuttgart vem de duas vitórias seguidas e já começa a pensar em uma vaga na Copa da Uefa do ano que vêm. Eliminados da Copa da Alemanha no meio de semana, uma boa colocação na Bundesliga pode salvar o ano dos schwabens.

Confira as outras partidas:
Hertha Berlin – Duisburg
Hannover – Nuremberg
Hansa Rostock – Arminia Bielefeld
Karlsruher - Wolfsburg

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Bayern vence clássico e avança na Copa da Alemanha

O Bayern de Munique precisou de 120 minutos para conseguir vencer o rival 1860 Munique e avançar para as semi-finais da Copa da Alemanha.

O Bayern voltou a jogar mal e só depois que o atacante Luca Toni foi expulso, aos 40 minutos do segundo tempo, a equipe começou a demonstrar um bom futebol.

Na prorrogação com um homem a menos o Bayern não deu chance para o 1860 Munique e teve várias oportunidades de marcar.

Faltando nove minutos para o fim da prorrogação Schwarz foi expulso o que aumentou ainda mais a pressão dos comandados do técnico Ottmar Hitzfeld.

No último minuto de jogo Klose foi derrubado, aparentemente fora da área, o juiz marcou pênalti. Ribery teve que cobrar duas vezes, na primeira o juiz anulou a cobrança, para marcar o gol que deu a classificação para o Bayern.

Wolfsburg também avança
Quem também avançou para as semi-finais foi o Wolfsburg. Os lobos venceram o Hamburgo por 2 a 1 em seu estádio.

O brasileiro Grafite abriu o placar aos 17 minutos de pênalti.

O jogo seguiu quente com várias possibilidades de gols para as duas equipes. Aos 25 do segundo tempo, van der Vaart marcou um golaço em um chute de primeira de fora da área.

Pouco tempo depois foi a vez de Trochowski levar perigo a meta do goleiro Benaglio em mais um chute de fora da área que bateu no travessão.

No segundo tempo da prorrogação, outro brasileiro, Marcelinho marcou cara a cara com Rost o gol que colocou a equipe do técnico Felix Magath na semi-final da Copa da Alemanha.

Stuttgart eliminado e Dortmund avança na Copa da Alemanha

O Stuttgart perdeu ontem para o Carl Zeiss Jena e foi eliminado da Copa da Alemanha. No outro jogo do dia o Borussia Dortmund não teve dificuldades para bater o Hoffenheim.

O Stuttgart não teve sorte contra o Jena. Os Schwabens dominaram toda a partida, mas foram surpreendidos pela incrível superação dos jogadores do Jena.

A equipe da segunda divisão saiu na frente aos 32 minutos com Tobias Werner. O atacante subiu mais alto que Hilbert e cabeceou no canto do goleiro Ulreich.

A partir daí o Stuttgart colocou muita pressão para cima do adversário. O Gol do VfB só saiu aos 35 do segundo tempo. Boka tocou para Gomez e o artilheiro marcou frente a frente com o goleiro Khomutovski.

Logo no começo da prorrogação Gomez marcou outra vez. Basturk cruzou na área e Gomez de cabeça marcou o gol que dava a classificação para os Schwabens.

No último minuto de jogo o Jena empatou. Em uma cobrança de falta toda a equipe do Jena, inclusive o goleiro Khomutovski, foi para área. O goleiro Ulreich se atrapalhou com o zagueiro Fernando Meira e a bola sobrou para Muller empatar a partida.

Nas cobranças de pênalti o brasileiro da Silva foi o único que errou sua cobrança dando a classificação para o pequeno Jena.

Enquanto isso o Dortmund avançou para a semi-final depois de vencer o Hoffenheim por 3 a 1.

Essa é a primeira vez que o Dortmund chega a uma semi-final de Copa da Alemanha desde 1989, ano que equipe foi campeã.

Federico (foto), Tinga e Petric marcaram para o Dortmund. O gol do Hoffenheim foi marcado por Copado de pênalti.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Copa da Alemanha

Neste meio de semana quatro partidas decidirão as equipes quer passarão para as semi-finais da Copa da Alemanha. Os jogos das quartas-de-final serão realizados na terça e quarta-feira.

Hoje o Borussia Dortmund dos brasileiros Tinga e Dede enfrenta o 1899 Hoffenheim que também tem dois brasileiros na equipe, Luis Gustavo, ex-Corinthians de Alagoas, e Carlos Eduardo, ex-Grêmio.

A Copa da Alemanha é a esperança do Dortmund para salvar a temporada. A equipe está no meio da tabela da Bundesliga, e não disputou nenhum torneio europeu nesta temporada.

O Hoffenheim, ao contrário, tem boas chances de conseguir o acesso para a primeira divisão, já que a equipe está dois pontos atrás da primeira equipe que seria promovida para a Bundesliga. A vitória contra o Hansa Rostock nas oitavas-de-final da Copa da Alemanha serve de ânimo extra para o Hoffenheim.

Ainda na terça-feira, outro confronto entre equipes da primeira e segunda divisão. O Stuttgart recebe o Carl Zeiss Jena.

O Stuttgart, atual vice-campeão da Copa da Alemanha, passou no sufoco por Wiesbaden, Paderborn e pelo time B do Werder Bremen nas três primeiras fases da competição.

Agora que a equipe parece ter encontrado seu melhor futebol, os schwabens esperam conseguir vencer o Jena, penúltimo colocado na segunda divisão, com mais facilidade nesta terça-feira.

Na quarta-feira o Wolfsburg recebe o Hamburgo no jogo mais difícil da rodada.

O Wolfsburg eliminou o Schalke 04 nas oitavas-de-final, e tem em seu técnico Felix Magath o grande trunfo para a conquista do título. O ex-técnico do Bayern de Munique é especialista neste tipo de torneio.

O Hamburgo terá seu primeiro grande adversário na competição. Até agora os hanseáticos enfrentaram o Holstein Kiel, Freiburg e Essen, marcando 11 gols e sofrendo apenas 1.

No jogo mais interessante da rodada, Bayern de Munique e 1860 Munique se enfrentam no Allianz Arena.

Há várias temporadas na segunda divisão, o confronto pela Copa da Alemanha é a única chance de ver esse jogo que tem grande rivalidade na Baviera.

O Bayern de Munique já venceu a Copa da Alemanha 13 vezes, enquanto o 1860 venceu apenas 2 vezes, sendo a última em 1964.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Seleção da 21º rodada

A cada semana publicaremos a seleção da rodada segundo a revista Kicker. Nesta vigésima primeira rodada a equipe foi formada no esquema 3-4-3. O Bayer Leverkusen que venceu o Hamburgo por 1 a 0, assumiu a terceira posição na tabela de classificação, e tem três jogadores na seleção da rodada.

O meio campo do Bayern de Munique tem três jogadores na seleção da rodada. Altintop, Ribery e Zé Roberto. O brasileiro marcou o gol de empate do Bayern de Munique na partida contra o Hamburgo. O ex-jogador do Santos já havia marcado em outro clássico, duas semanas atrás contra o Werder Bremen.

Gonzalo Castro (foto), do Bayer Leverkusen, foi eleito o melhor jogador da 21º rodada. O lateral direito de 21 anos demonstrou mais uma vez porque vem sendo convocado freqüentemente por Joachim Low para a seleção principal da Alemanha.


Tremmel (2) Cottbus

Castro (2) Leverkusen, Friedrich (3) Leverkusen,
Sarpei (1) Leverkusen

Zé Roberto (4) Bayern, Altintop (3) Bayern,
Jarolim (3) Hamburgo e Ribery (7) Bayern

Gomez (4) Stuttgart, Sestak (4) Bochum e Amanatidis (2) Frankfurt


Obs.: o número que aparece entre parênteses na frente do nome do jogador, representa o número de vezes que o jogador esteve presente na seleção da rodada.


domingo, 24 de fevereiro de 2008

Zé Roberto marca e salva Bayern de derrota contra o Hamburgo

Bayern de Munique e Hamburgo empataram em 1 a 1 no fechamento da vigésima primeira rodada da Bundesliga.

O Bayern de Munique dominou a partida mas não conseguiu abrir o placar no primeiro tempo.

Aos 15 minutos do segundo tempo Ribery entrou em campo no lugar de Schweisteiger e em seguida saiu o gol do Hamburgo.

Lucio tentou sair driblando da defesa e perdeu a bola para Jarolim. O tcheco tocou para Olic marcar na saída de Oliver Kahn.

Com o placar desfavorável o Bayer foi mais a frente. A pressão bávara deu resultado e seis minutos depois os bávaros empataram.

Lell invadiu a área e tocou para Ribery, o francês cruzou para trás e Zé Roberto de primeiro empatou a partida. Zé Roberto já havia marcado pelo Bayern contra o Werder Bremen duas semanas atrás.

Os jogadores do Hamburgo reclamaram com razão do gol. O gol do Bayern surgiu de um lateral cobrado rapidamente por Altintop, o assistente inverteu o lado já que a bola era claramente do Hamburgo.

O trio de arbitragem continuou a fazer besteiras. Faltando dez minutos para o final da partida de Jong caiu sozinho na entrada da área, van Bommel tocou para Toni que chutou duas vezes para marcar mais um para o Bayern. Inexplicavelmente o juiz apontou que van Bommel havia derrubado o jogador do HSV.

Nos acréscimos van Bommel foi expulso corretamente por reclamação.

No outro jogo do domingo, Nuremberg e Cottbus também empataram por 1 a 1. Engelhardt marcou pelo Nuremberg e Sorensen um minuto depois empatou para o Cottbus. As duas equipes continuam nas duas últimas colocações na tabela de classificação da Bundesliga.