sexta-feira, 2 de maio de 2008

Qual o nível do futebol alemão?

A derrota do Bayern de Munique frente ao Zenit da Rússia coloca em cheque a atual situação do futebol alemão.

Já é sabido que há anos o Bayern de Munique é a equipe mais forte da Alemanha. Os bávaros durante anos mascararam a atual situação do futebol alemão perante aos outros grandes centros do futebol europeu.

Era comum ver o Bayern entre os melhores da Europa, isso acabava por sugerir que o campeonato alemão era um dos melhores e mais fortes da Europa.

Mas as últimas temporadas do Bayern e das outras equipes alemãs começam a desmentir essa teoria.

É fácil perceber isso quando olhamos as últimas participações alemãs na Liga dos Campeões da Europa. Nenhuma equipe alemã consegue representar dignamente a história do futebol alemão. Não raro, acabam por ser o saco de pancadas de seus grupos e caem logo na primeira fase.

O Bayern de Munique, que normalmente fugia a essa regra, parece ter se apequenado. Em vez de puxar as outras equipes alemãs para um nível mais alto, preferiu ele se rebaixar e se tornar uma equipe mediana no cenário europeu.

Jogando a Copa da Uefa, um torneio de qualidade duvidosa, a campanha do Bayern de Munique foi desastrosa. Em doze partidas o Bayern venceu apenas quatro, empatou seis e perdeu duas. Muito pouco para equipe que sonha voltar a vencer a Liga dos Campeões da Europa.

Ninguém tem dúvidas da beleza dos estádios alemães, da organização da Bundesliga e principalmente da força da apaixonada torcida alemã, que faz com que o campeonato alemão tenha a melhor média de público de todo o mundo.

Mas o futebol alemão precisa mais do que isso. Precisa representar o futebol alemão da mesma maneira que a seleção o faz. Ao contrário dos clubes, a seleção alemã é respeitada em todo o mundo. Sempre que entra em uma competição, todos sabem que os alemães devem chegar as finais.

É isso que queremos dos clubes alemães. Os dirigentes das equipes na Alemanha precisam repensar sua política de contratações e suas metas para a temporada.

Não se pode fazer como o Stuttgart, que ao ganhar um título da Bundesliga, achou que não precisava de mais nada, que tinha uma equipe com um bom nível e estava preparado para fazer um bom papel na LC.

O resultado desse pensamento foi a humilhante campanha na competição européia. Se não fosse uma vitória contra o Glasgow Rangers na penúltima rodada, o schwabens teriam sido eliminados da competição sem marcar um único ponto.

A frase esta semana do lateral Philipp Lahm ilustra bem a atual situação do futebol alemão. “Decidi sair do Bayern de Munique porque meu objetivo é jogar por um grande clube e vencer a Liga dos Campeões”.

Continuarei assistindo o futebol alemão porque é uma grande paixão para mim e não serão essas más campanhas no cenário europeu que mudarão isso, mas espero por tempos melhores para as equipes alemãs frente as outras grandes equipes da Europa.

Zenit humilha Bayern na Rússia

O Bayern de Munique foi goleado pelo Zenit da Rússia por 4 a 0 e foi eliminado da Copa da Uefa.

A equipe alemã, que havia empatado no primeiro jogo por 1 a 1, foi dominada desde o começo da partida e podia ter saído da Rússia com um placar até mais dilatado.

O resultado acaba com a esperança da equipe da Baviera de conquistar três títulos na despedida de Oliver Kahn do futebol.

Pogrebnyak, aos 4 minutos do primeiro tempo e aos 28 do segundo, Zyryanov, aos 39 minutos do primeiro tempo e Fayzulin, aos 9 do segundo tempo, marcaram os gols da vitória do Zenit.

O Zenit enfrentará na final da Copa da Uefa o Glasgow Rangers, que venceu a Fiorentina, nos pênaltis, na outra semi-final.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Lucio continuará no Bayern

O brasileiro Lucio afirmou nesta terça-feira que não deixará o Bayern de Munique ao final da atual temporada.

O zagueiro de 29 anos foi sondado por várias equipes italianas e espanholas, mas decidiu continuar no clube da Baviera. “Eu já tomei minha decisão. Não há razão para sair. Eu ficarei no Bayern”, afirmou o zagueiro brasileiro.

Lucio conversou com Karl-Heinz Rummenigge antes de tomar a decisão e até fez uma piada sobre o seu gol contra no jogo contra o Zenit. “Eu estou muito confiante, mas eu não sei a opinião de Rummenigge agora depois do erro contra o St. Petersburg”, disse o brasileiro.

O brasileiro ainda disse que está muito feliz de poder trabalhar com Klinsmann na próxima temporada.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Simak assina com o Stuttgart

O Stuttgart confirmou nesta segunda-feira a contratação do meio campista Jan Simak, da República Tcheca.

O jogador de 29 anos, já havia jogado no Hannover e no Bayer Leverkusen, e no momento atuava pelo Carl Zeiss Jena da segunda divisão alemã.

Simak havia abandonado o futebol devido a problemas de depressão, e foi no Jena que o jogador voltou a atuar profissionalmente.

“Eu tenho muito a agradecer ao Jena”, disse o jogador tcheco.

Tremmel pode ser punido pela DFB

A Federação Alemã de Futebol, DFB, estuda uma severa punição ao goleiro Gerhard Tremmel do Energie Cottbus.

Após a vitória de virada da equipe frente ao rival da Alemanha Oriental, Hansa Rostock, o goleiro foi até um microfone do estádio e começou a insultar a equipe adversária.

“Foi um momento de emoção depois de uma importante vitória, eu não queria insultar ninguém”, disse o goleiro, sem conseguir convencer ninguém.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

M´Gladbach muito próximo da primeira divisão

A equipe do Borussia M´Gladbach está muito próxima de conseguir o acesso a primeira divisão alemã.

Neste fim de semana, o Gladbach empatou em casa com o Munique 1860 por 2 a 2 e pode, com uma combinação de resultados, praticamente definir sua promoção no próximo final de semana. O veterano Neuville fez os dois gols da equipe.

Quem também está mais próximo da primeirona alemã é o Hoffenheim. A equipe do brasileiro Carlos Eduardo, ex-Grêmio, venceu o quase rebaixado Carl Zeiss Jena por 5 a 0.

No momento, a terceira vaga para a primeira divisão ficaria com o Mainz, que é perseguido de perto pelo Colônia, o Greuther Furth e o Freiburg.

Confira as primeiras colocações da segunda divisão da Bundesliga:
1. Borussia Monchengladbach (57 pontos), 2. Hoffenheim (53), 3. Mainz (52), 4. Colônia (51), 5. Greuther Furth (47), 6. Freiburg (46).
(Greuther Furth e Freiburg tem um jogo a menos)

Seleção da 30º rodada

A cada semana publicaremos a seleção da rodada segundo a revista Kicker. Nesta trigésima rodada a equipe foi formada num esquema 3-4-3. O Bayern de Munique que praticamente assegurou o título da temporada, tem três jogadores na seleção.

Kuranyi marcou outra vez pelo Schalke e foi indicado pela quarta vez entre os melhores da Bundesliga

Franck Ribery (foto), do Bayern de Munique, foi eleito o melhor jogador da 30º rodada. O meia entrou faltando 30 minutos para o fim da partida e marcou dois belos gols para sua equipe. O francês aparece pela décima primeira vez na seleção da rodada.


Renno (1) Bochum

Worns (2) Dortmund, Bollmann (1) Bielefeld, Bordon (6) Schalke

van Bommel (3) Bayern, Rost (2) Cottbus,
Freis (2) Karlsruhe, Ribery (11) Bayern

Kuranyi (4) Schalke, Toni (7) Bayern e Grafite (3) Wolfsburg

Obs.: o número que aparece entre parênteses na frente do nome do jogador, representa o número de vezes que o jogador esteve presente na seleção da rodada.

Schneider fora da Eurocopa

O meia do Bayer Leverkusen e da seleção alemã, Bernd Schneider, deve ficar fora da Eurocopa.

Schneider, de 34 anos, foi operado na sexta-feira em Hannover de um problema nas costas. O clube anunciou que o jogador está fora da temporada e provavelmente da Eurocopa. A previsão de retorno de Schneider aos gramados apenas para julho, praticamente anula a possibilidade do jogador de se recuperar a tempo de disputar a competição européia.

Schneider disputou 81 partidas pela seleção alemã, sendo titular absoluta da nationalelf nas copas de 2002 e 2006.

Bayern vence e coloca a mão na taça

Neste domingo o Bayern de Munique venceu o Stuttgart por 4 a 1 no Allianz Arena e praticamente assegurou o título da temporada.

A equipe da Baviera ainda foi favorecida pelo empate do vice-líder Werder Bremen com o Karlsruhe por 3 a 3.

Quem também se deu bem na rodada foi o Schalke 04, que venceu o decadente Hamburgo fora de casa por 1 a 0. Kuranyi marcou mais uma vez para os Azuis Reais.

Com a vitória o Schalke continua na terceira posição, mas agora empatado com o Werder Bremen, atual segundo colocado.

A quarta colocação na tabela agora é do Bayer Leverkusen. Mesmo só empatando com o Wolfsburg ontem, a equipe das aspirinas superou o Hamburgo no saldo de gols.

Além de Leverkusen e Hamburgo, o Stuttgart também tem 48 pontos. Essas três equipes lutam por duas vagas na Copa da Uefa.

Das equipes que lutam para não cair para segundona, apenas o Hansa Rostock perdeu. O Hansa perdeu justamente para o Energie Cottbus, rival direto na luta para escapar do rebaixamento.

A vitória do Cottbus deixa a equipe há cinco pontos da zona da degola. Quem também está livre do rebaixamento no momento é o Arminia Bielefeld, que conseguiu um empate heróico contra o Nuremberg, rival direto na briga do descenso. O Arminia perdia por 2 a 0, mas com dois gols no segundo tempo empatou a partida.

Confira todos os resultados da rodada:
Eintracht Frankfurt 1 - 1 Borussia Dortmund
Hamburgo 0 - 1 Schalke 04
Karlsruhe 3 - 3 Werder Bremen
Hannover 2 - 2 Hertha Berlin
Nuremberg 2 - 2 Arminia Bielefeld
Energie Cottbus 2 - 1 Hansa Rostock
Bochum 1 - 1 Duisburg
Bayern de Munique 4 - 1 Stuttgart
Bayer Leverkusen 2 - 2 Wolfsburg