sábado, 22 de setembro de 2007

Bremen massacra Stuttgart em casa

No melhor jogo da temporada o Werder Bremen venceu o Stuttgart por 4 a 1. Com um começo fulminante o Bremen marcou dois gols em menos de 5 minutos. Hugo Almeida aos 2 e aos 4 minutos praticamente liquidou a partida. O Stuttgart foi as redes aos 15 minutos com Mario Gomez, mas o gol pouco mudou o rumo da partida, já que um minuto depois Sanogo (foto) marcou o terceiro do Bremen.

A partir daí o jogo ficou bem equilibrado, com chances para os dois lados. As duas equipes tiveram várias chances de marcar, aliás em uma delas o jovem Hilbert marcou o segundo gol dos schwabens, mas o bandeirinha considerou que a bola que bateu no travessão e quicou dentro do gol não entrou.

No final do jogo, Diego marcou o quarto gol da equipe. Um chute despretensioso que desviou no brasileiro Da Silva e matou o goleiro Schafer.

Outros jogos

Nos outros jogos de sábado alguns destaques. O Hertha Berlin venceu o Dortmund em casa por 3 a 2, e pulou para a primeira posição do campeonato com 12 pontos. O brasileiro Lucio marcou um dos gols do time da capital. Ao contrário do que parte da imprensa diz, Mineiro mais uma vez amargou o banco de reservas, entrando apenas nos último minuto para segurar o resultado. Das seis partidas do Hertha no campeonato, Mineiro começou de titular apenas no segundo jogo, e nas últimas duas rodadas ele entrou no fim da partida.

O Schalke 04 mostrou porque é o grande rival do Bayern de Munique na disputa do título da Bundesliga. Em casa, venceu fácil o Arminia Bielefeld por 3 a 0. Kuranyi, Asamoah e Rafinha fizeram os gols dos azuis.

Veja como acabou todas as partidas da sexta rodada :

Bochum 0x0 Eintracht Frankfurt

Energie Cottbus 1x2 Wolfsburg

Hamburgo 1x0 Nuremberg

Hansa Rostock 2x0 Duisburg

Hertha Berlin 3x2 Borussia Dortmund

Schalke 04 3x0 Arminia Bielefeld

Werder Bremen 4x1 Stuttgart

Amanhã dois jogos completam a rodada, Hannover e Bayer Leverkusen, e Karlsruher e Bayern de Munique

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Bremen e Stuttgart

Neste sábado a ESPN Brasil transmite o grande jogo entre Werder Bremen e Stuttgart. Sem dúvida é o grande jogo da rodada. A equipe que perder começa a ficar muito longe dos líderes, mesmo o campeonato estando apenas na quinta rodada.

Apesar de envolver duas grandes equipes, as ausências por contusão, sem dúvida diminuem os atrativos para o clássico. No quesito contusão o Bremen terá muito mais a lamentar.

Enquanto o Stuttgart jogará sem o volante da seleção Hitzlsperger e o zagueiro Delpierre, o Bremen não terá os laterais Womé e Fritz, os meio-campistas Frings, Borowski e Carlos Alberto, e os atacantes Hunt e Klasnic.

Segue algumas curiosidades interessantes sobre esse confronto para atenuar as ausências desses jogadores:

- na temporada passada o Stuttgart venceu o Bremen nos dois confrontos, 3 a 2, e 4 a 1. Gomez (foto) e Hilbert marcaram gols nas duas partidas

- nenhum clube venceu mais vezes o Bremen no Weserstadion que o Stuttgart. Foram 12 vitórias na casa dos verdes

- a maior vitória do Bremen em casa contra o Stuttgart, foi na temporada 1985-1986. Um humilhante 6 a 0.

- a chance de termos gols na partida é grande. Nas 41 partidas entre as duas equipes em Bremen, não houve nenhum empate sem gols.

- a defesa do Werder este ano não inspira a menor confiança. Já sofreu 10 gols, apenas o Hansa Rostock sofreu mais gols, 11 no total.

- em compensação, apenas 1 dos 7 gols feitos pelo Stuttgart no campeonato foi comemorado na casa do adversário.

Klasnic volta ao futebol

O atacante croata Ivan Klasnic (foto) teve sinal verde dos médicos para voltar ao futebol. O jogador do Werder Bremen que fez ótimos campeonatos anos atrás, primeiro na companhia de Ailton, e anos depois junto a Klose, já estava afastado do futebol há 9 meses.

Klasnic fez uma operação no intestino em novembro de 2005, mas as dores no estomago que tanto o incomodavam não acabaram. Depois de dois transplantes de rim (o primeiro rim foi rejeitado) os médicos finalmente aprovaram a volta do jogador aos gramados.

Apesar de ainda não ter data certa para voltar a vestir a camisa dos verdes, Klasnic já começou os treinamentos para voltar a melhor forma física. Serve de incentivo para o jogador a renovação de seu contrato por mais um ano.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Leverkusen vence, Nuremberg só empata

O Bayer Leverkusen deu um passo importante para chegar a fase de grupos da Copa da UEFA. Jogando em casa a equipe venceu o União Leiria por 3 gols a 1. O jovem Stefan Kiessling que frequentemente é convocado para defender a seleção alemã, abriu o placar aos 19 minutos. Dez minutos depois, João Paulo empatou para o Leiria, assustando os torcedores presentes ao BayArena.

Outro jogador da seleção alemã, o volante Rolfes colocou a equipe alemã na frente mais uma vez aos 33 minutos. Aos 34 do segundo tempo, Kiessling marcou de novo, deixando com isso uma confortável vantagem para o Leverkusen para o jogo de volta em Leiria.

Nuremberg
O outro clube alemão, o Nuremberg, não conseguiu sair do zero contra o Rapid Bucarest. Com o resultado “o clube” como é chamado na Alemanha, precisa empatar com gols, ou vencer na Romênia para continuar na competição.

Bayern 1 – 0 Belenenses

Toni coloca Bayern em vantagem para o jogo em Lisboa.

Bayern de Munique fez o seu papel e venceu o Belenenses no Allianz Arena pelo jogo de ida da Copa da Uefa. Os 64.000 pagantes que lotaram o estádio viram um adversário que pouco se arriscou ao ataque, e que tentou apenas jogadas de contra-ataque.

O time da baviera pressionou o adversário desde o início. Aos seis minutos em um cruzamento de Jansen, Luca Toni acertou um chute de esquerda por cima do travessão do goleiro Costinha. Mais tarde foi a vez do próprio Jansen perder um gol em uma cabeçada perigosíssima, no cruzamento do meia Schweinsteiger.

Mas aos 34 minutos do primeiro tempo o Bayern finalmente chegou ao gol. Toni (foto) escapou de seu marcador com uma bela matada no peito no toque de Mark van Bommel, e chutou sem chances para Costinha.

No segundo tempo o jogo caiu de rendimento, e o Bayern começou a fazer alterações. Primeiro Toni que estava sem as melhores condições físicas saiu para entrada do jovem Sandro Wagner, depois foi à vez de Schweinsteger ser poupado, saiu para entrada de Hamit Altintop. A última alteração foi a que mais chamou a atenção, o joven Jan Schlaudraff grande promessa do futebol alemão, e que já chegou ao Bayern de Munique machucado, finalmente estreou pela equipe, entrando no lugar de Ribery.

Não foi uma atuação brilhante dos bávaros, mas uma vantagem importante para o jogo de volta dia 4 de outubro em Lisboa.

O novo Klose ?

Christian Eigler, 23 anos. 3 Gols e 2 assistências nesta temporada. A princípio não parece grande coisa. Mas as atuações de Eigler (número 18 na foto) vem deixando a mídia alemã com a sensação de que ele pode chegar bem mais longe.

As comparações com Klose são inevitáveis, mas o garoto tem a cabeça no lugar. “Eu tenho sido comparado a ele várias vezes, mas isso não tem sentido agora. Talvez eu chegue no nível dele um dia”. Mas Ernst Middendorp, técnico do Arminia, aposta suas fichas em Eigler e acredita que ele é um jogador de altíssima qualidade.

Depois de conseguir uma nota 9, na última partida e ter uma média 7,5 no geral da temporada, Eigler agora será monitorado pela mídia esportiva e receberá atenção especial das defesas adversárias. Essa será a hora do jovem talento do Arminia demonstrar que pode um dia vestir a camisa de algum grande clube da Alemanha ou da própria seleção.

Copa da UEFA

Mais três clubes da Alemanha estréiam hoje na Copa da UEFA ainda pela fase de mata-mata.

O Bayer Leverkusen enfrenta em casa o União Leiria. O Bayern de Munique recebe outro clube português, o Belenenses. Já o Nuremberg também em casa pega o Rapid Bucarest.

Bayer Leverkusen
Um dos destaques da equipe nesta temporada, o zagueiro Manuel Friedrich acredita na vitória em casa “Temos que fazer mais de um gol, mas é claro que não podemos tomar nenhum”. O técnico Skibbe concorda mas alerta o time para o perigo de enfrentar o Leiria “Temos que vencer bem para irmos a Portugal em um situação confortável, mas temos que tomar cuidado, eles tem bons atacantes”.

Provável escalação das equipes:

Leverkusen: Adler - Castro, Haggui, Friedrich, Gresko - Vidal, Rolfes - Schneider, Barnetta - Kießling, Gekas.
Leiria: Fernando - Eder, Bruno Miguel, Eder Gaucho, Laranjeiro - Hugo Faria, Tiago - Tonito, Paulo Cesar, Cadu - Joao Paulo.


Bayern de Munique
“Nós queremos ser campeões da Copa da UEFA, e nós temos time para isso”, as palavras do goleiro Oliver Kahn demonstram bem como o time da Baviera encara o torneio europeu. Não é simplesmente mais um título para equipe, os bávaros acreditam ter a obrigação de vencer o torneio.
Kahn que já venceu a Copa da Uefa em 1996 (foto), acredita que seria o final perfeito para sua longa carreira.

O técnico Hitzfeld também alerta para o perigo de menosprezar os adversários portugueses. “Temos que jogar tudo que podemos, 80% disso não é suficiente para vencermos”. Além de motivar os jogadores, o técnico do Bayern tem outros problemas para a partida: Klose suspenso não joga, Lahm, Sagnol e Schlaudraff ainda se recuperam de contusão.

Provável escalação das equipes:

Bayern: Kahn - Lell, Lucio, Demichelis, Jansen - Ze Roberto, van Bommel - Schweinsteiger, Ribery - Toni, Podolski.
Belenenses: Costinha - Candido Costa, Rolando, Hugo Alcantara, Rodrigo Alvim - Ruben Amorim, Fernando, Silas, Jose Pedro - Roncatto, Weldon.


Nuremberg
O Nurember retorna há uma competição internacional depois de 19 anos de espera. O diretor de esportes Martin Bader acredita ser um “momento de Gala “ para a equipe, e espera que todos aproveitem esse momento especial.

Apesar da importância da partida, o dirigente admite que a Bundesliga é a prioridade da equipe. Aliás menos de 40 horas depois da partida, a equipe estará em campo novamente para enfrentar o Hamburgo fora de casa.

Provável escalação das equipes:

FCN: Blazek - Reinhardt, Wolf, Glauber, Pinola - Mnari, Galasek - Misimovic, Engelhardt - Charisteas, Mintal.
Rapid: Coman - Sapunaru, Maftei, Constantin, Bozovic - Dica, Grigore, Grigorie - Cesinha, Mazilu, Burdujan.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Vergonha alemã

Mesmo saindo na frente, o Stuttgart não conseguiu segurar o resultado e foi derrotado pelo Glasgow Rangers no estádio Ibrox Park. Mario Gomez abriu o placar para os schwabens aos 9 minutos do segundo tempo, mas Adam aos 17 e Darcheville aos 28, deram a vitória aos escoceses.

A derrota não foi simplesmente uma derrota do Stuttgart, e sim de todo o futebol alemão. Schalke, Werder e Stuttgart começam a ver de longe a vaga para a próxima fase. De nada adianta as três equipes terem apresentado um futebol razoável, o fato é que, uma derrota na estréia na Liga dos Campeões costuma ser um duro golpe para o restante da competição.

Resta a esperança de que, Stuttgart e Werder tendo estreado fora de casa, consigam uma recuperação em suas próximas partidas. O caso do Schalke é mais grave, pois perdeu em casa pelo rival direto pela vaga, o Valencia. A primeira vaga do grupo deve ficar com o poderoso Chelsea.

Copa UEFA

Amanhã, pelo torneio de consolação da Europa, a Copa da UEFA, o poderoso Bayern de Munique recebe o Belenenses pela fase de mata-mata. O gigante da Baviera pode demonstrar que o futebol alemão ainda merece respeito, mas precisará de um ano para voltar a ser temido por todos os grandes clubes europeus.

Hunt: futuro incerto


O atacante alemão Aaron Hunt de 21 anos admite não saber se poderá voltar a jogar futebol profissionalmente.

O atacante apontado como sucessor de Klose na equipe do Werder Bremen, continua tratamento pelas seguidas contusões que sofreu nos últimos meses “Os médicos não sabem se eu poderei jogar de novo. Tentei várias vezes começar um treinamento mas as dores começam imediatamente”.

Aaron Hunt foi o parceiro de Klose na última temporada e um dos grandes destaques da equipe. Jogador da seleção sub-21, ficou marcado também pelas ofensas racistas que jogadores da seleção inglesa o acusaram durante eliminatórias do Mundial Sub-21. Julgado, o jogador pegou suspensão de dois jogos.

Aaron Hunt infelizmente parece seguir os mesmos passos de Sebastian Deisler, maior promessa do futebol alemão dos últinos anos, que encerrou a carreira prematuramente aos 27 anos, depois de seguidas contusões.

Mal começo na LC

Schalke 04 e Werder Bremen estrearam com derrota na Liga dos Campeões. Pior para o Schalke que perdeu em casa para o Valencia em um grupo que ainda tem o gigante Chelsea.

O Schalke começou o jogo bem, pressionando o Valencia. Christian Pander mais uma vez foi destaque dos Azuis Reais com seus cruzamentos certeiros, mas Kuranyi (foto) e Asamoah não foram capazes de acertar o gol. No segundo tempo o Valencia resolveu sair um pouco mais para o jogo, e encontrou seu gol aos 18 minutos do segundo tempo quando Villa cara a cara com Neuer marcou para os espanhóis. O time do Schalke quase marcou aos 21 com Halil Altintop. Westermann e Lovenkrands também não foram eficazes em suas tentativas.

O Werder Bremen foi a Madrid, e também não teve sorte, perdeu de 2 a 1 para o Real Madrid. O time da casa abriu o placar aos 14 minutos de jogo com Raul após cruzamento do holandês Nistelrooy. Sanogo (foto) mostrou todo o seu oportunismo empatando dois minutos depois. A partir daí o jogo ficou aberto. As duas equipes sentiram que podiam vencer a partida. Infelizmente o gol de Nistelrooy em cruzamento de Raul aos 30 minutos do segundo tempo foi um castigo para os verdes que não conseguiram empatar a partida.

Consolo para as duas equipes alemãs.

Para o Schalke 04, o empate entre Chelsea e Rosenborg deixa o grupo mais equilibrado e dá a chance dos Azuis Reais sonharem com uma improvável classificação eliminando os ingleses.
O Bremen perdeu para o Real Madrid fora de casa sem vários titulares, o que faz pensar que em seu estádio, e com Frings e Borowski de volta a equipe, podem conseguir vencer o Real. A equipe ainda foi favorecida pelo empate entre Olimpiacos e Lázio, times teoricamente piores que os alemães.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Stuttgart viaja para Glasgow sem medo

O atual campeão alemão, o Stuttgart, viaja para Glasgow onde enfrentará o Rangers nesta quarta-feira no estádio Ibrox Park.

O zagueiro português e capitão da equipe Fernando Meira acredita na vitória “Nós queremos estar entre as 16 equipes que passam de fase, para isso, temos de vencer o Rangers”. O diretor esportivo Horst Heldt alerta sobre as dificuldades de enfrentar o Rangers em seu estádio completamente lotado “Você tem que estar com a cabeça tranquila. Não podemos ter medo”.

A equipe deve perder o volante Thomas Hitzlsperger da seleção alemã e uma das referências da equipe. Em contra partida, Mario Gomez (foto) deve retornar a equipe titular nesta partida, recuperado de uma gripe.

Provável escalação das equipes para a partida:

Rangers: McGregor - Hutton, Cuellar, Weir, Papac - Hemdani - Whittaker, Ferguson, Thomson, Beasley - Cousin.
Stuttgart: Schäfer - Osorio, Tasci, Meira, Magnin - Pardo - Hilbert, Khedira - da Silva - Gomez, Cacau.



Em busca da 100º partida

Schalke enfrenta o Valencia nesta terça feira pensando na centésima partida da equipe em competições européias. O time já jogou 93 vezes, terá obrigatoriamente seis partidas nesta fase inicial, e o time do técnico Mirko Slomka acredita que pode passar de fase para chegar a partida de número 100.

Segundo o zagueiro brasileiro Bordon (foto), a equipe precisa vencer em casa, não importa como. Pensamento igual ao do diretor de esportes Andreas Müller.

As estatísticas não são muito favoráveis aos Azuis Reais. Nas duas últimas vezes que o Schalke estreou na Liga dos Campeões foi derrotado, 0-2 contra o Panathinaikos em 2001, e 0-1 contra o PSV em 2005.

Provável escalação das equipes para a partida:

Schalke: Neuer - Rafinha, Westermann, Bordon, Pander - Jones, Ernst - Rakitic - Asamoah, Kuranyi, Lövenkrands.
Valencia: Canizares - Miguel, Albiol, Marchena, Moretti - Joaquin, Albelda, Baraja, Silva - Morientes, Villa.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Metzelder nervoso com estréia na LC

O zagueiro alemão Cristopher Metzelder se diz nervoso para a estréia do Real Madrid na Liga dos Campeões. A estréia de Metzelder tem ainda uma curiosidade. Será contra o Werder Bremen, time que tem grande rivalidade com seu ex-clube, o Borussia Dortmund.

Sobre o nervosismo da estréia, Metzelder afirma que ela é necessária para que o time possa render o máximo amanhã. O zagueiro alemão acredita que o Bremen tem uma boa equipe, mesmo tendo perdido bons jogadores para essa temporada, e estando com vários titulares machucados.

Werder Bremen
Além dos já machucados Frings, Hunt, Fritz e Borowski, o time do Bremen pode ter outro desfalque para a estréia na Liga dos Campeões. O zagueiro Mertesacker, companheiro de Metzelder na seleção alemã, com problemas estomacais não participou do treino de hoje da equipe, e é dúvida para o confronto de amanhã.

Confira a provável escalação das equipes para amanhã:

Madrid: Casillas - Sergio Ramos, Cannavaro, Metzelder, Heinze - Robinho, Diarra, Guti, Sneijder - Raul, van Nistelrooy

Bremen: Wiese - Pasanen, Mertesacker, Naldo, Tosic - Baumann - Vranjes, Jensen - Diego - Sanogo, Hugo Almeida

Seleção da 5º rodada

A cada rodada publicaremos a seleção da rodada segundo a revista Kicker. Nesta quinta rodada a equipe foi formada num esquema 3-4-3. O curioso foi a ausência de jogadores do Bayern de Munique, reflexo do fraco futebol apresentado frente ao Schalle 04.


Um dos destaques da rodada foi o alemão Jermaine Jones, o jogador de 25 anos do Schalke 04 foi o responsável por anular Frank Ribery no clássico de sábado.

Como já havíamos previsto o craque da rodada foi o jovem jogador alemão Alexander Meier (foto), ele recebeu nota nove da revista Kicker.

Confira a seleção:

Ziegler (1) Dortmund

M. Friedrich (2) Leverkusen, Bordon (2) Schalke 04 e
Dede (1) Dortmund

Jones (1) Schalke 04, Pardo (1) Stuttgart, Meier (1) Frankfurt e Mintal (1) Nuremberg

Eigler (1) Bielefeld, Hanke (1) Hannover e Pantelic (1) Hertha




Obs.: o número que aparece entre parênteses na frente do nome do jogador, representa o número de vezes que o jogador esteve presente na seleção da rodada.

domingo, 16 de setembro de 2007

Hertha Berlim e Karlsruhe vencem

Hertha Berlim e Karlsruhe vencem no fechamento da quinta rodada da Bundesliga.


O Hertha Berlim foi a Duisburg e venceu o time da casa por 2 gols a 1. Todos gols da partida foram marcados no segundo tempo. O herói da partida foi o sérvio Pantelic que marcou duas vezes, aos 61 e aos 70 minutos pelo time da capital. Lavric descontou para o Duisburg.

No outro jogo de domingo o time da casa, o Wolfsburg perdeu para o Karlsruher pelo mesmo placar, 2 a 1. Krzynowek abriu o placar para os lobos, mas Eggimann e Eichner viraram o jogo para o Karlsruher. O time do Wolfsburg poderia ter saído com a vitória, mas mais uma vez seu técnico Magath, recuou o time quando ainda faltavam 35 minutos para o fim da partida, permitindo que o adversário tomasse conta do jogo.

Confira como esta a classificação da Bundesliga ao término da quinta rodada

1. Bayern de Munique - 11
2. Arminia Bielefeld - 10
2. Eintracht Frankfurt - 10
4. Borussia Dortmund - 9
4. Hertha Berlim - 9
4. Karlsruhe - 9
7. Bayer Leverkusen - 8
8. Bochum - 7
8. Hamburgo - 7
8. Hannover - 7
8. Schalke 04 - 7
8. Stuttgart - 7
8. Werder Bremen - 7
14. Duisburg - 6
15. Nuremberg - 5
16. Wolfsburg - 4
17. Energie Cottbus - 2
18. Hansa Rostock - 0