sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sinal de alerta para a Nationalelf

Depois da derrota para a Inglaterra por 2 a 1 em casa neste meio de semana, a seleção alemã começa a passar pela sua primeira grande crise desde 2006, quando a equipe fez um belo papel na Copa do Mundo em casa.

É verdade que os resultados de Low frente a seleção são relativamente bons. Só nesse ano, em 16 jogos, a Alemanha venceu 11 partidas e perdeu apenas 3 vezes. Depois de uma boa campanha nas eliminatórias da Euro, a nationalelf foi vice-campeã européia, perdendo a final para a Espanha.

Mas infelizmente esses resultados não demonstram claramente a atual situação da seleção alemã. Apesar do vice-campeonato na Euro, a Alemanha apresentou um futebol muito fraco na competição, e o segundo lugar no torneio veio a trancos e barrancos, com mais partidas ruins do que boas.

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, a campanha pode ser considerada boa, mas os jogos são sofríveis. A verdade é que a Alemanha parece ter perdido o futebol que encantou o mundo durante a Copa do Mundo e também durante o ano de 2007.

Como voltar ao caminho certo?
A demora para renovar a seleção alemã logo após a Copa do Mundo é o principal motivo para o declínio da seleção alemã.

A idéia de manter Jens Lehmann no gol da seleção alemã é um exemplo. Mesmo ainda tendo futebol para defender a nationalelf, Lehmann deveria ter sido afastado logo depois da Euro. Seriam dois anos para preparar um jovem goleiro para a função.

Não resta dúvida quanto ao talento de Adler, Neuer e Wiese. O problema é que nenhum deles tem experiência suficiente para assumir a camisa número 1 da seleção.

No meio-campo a situação é parecida. Frings, Schneider e Ballack já estão em declínio em suas carreiras. Apesar de admitir que todos ainda são bons jogadores, todos eles passam mais tempo no departamento médico do que defendendo seus clubes.

Quando chegam a seleção, quase sempre fora de forma, não conseguem desenvolver um bom futebol, além de tirar a chance de jovens jogadores demonstrar sua capacidade.

Marin, Trochowski e Helmes parecem ter conseguido seu espaço.
Mesmo jovem, Marin é o jogador mais habilidoso da Alemanha na atualidade. Marko pode definitivamente assumir a vaga que Schneider deixou na seleção.

Com ótimos arremates e cruzamentos na área, Trochowski deve aos poucos assumir a vaga que Ballack vem deixando em aberto devido a seus problemas físicos.

A má fase de Podolski e Klose parece ter aberto de vez uma vaga no ataque alemão. Patrick Hemes parece ser o homem certo para a função. Kiessling também pode ser uma boa aposta para o futuro.

O maior problema mesmo parece a defesa. Com Metzelder sempre contundido e Mertesacker em péssima fase, Low vem sendo obrigado a improvisar Westerman na função, além de ter que promover jovens garotos como Tasci para a equipe principal.

Aos poucos parece que Low vem substituindo jogadores mais velhos e com a carreira em declínio por jovens promissores. Agora é torcer que essa troca se faça de maneira tranqüila e que não atrapalhe o caminho da campanha alemã rumo a Copa do Mundo de 2010.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sub-21 vence Itália em amistoso

Na estréia do técnico Horst Hrubesch no comando da seleção, a Alemanha venceu a Itália por 1 a 0 e mostrou mais uma vez a força de sua nova geração.

Com uma seleção formada na maioria por jogadores titulares de seus clubes, algo raro nos últimos anos na Alemanha, a nationalelf dominou a partida e venceu merecidamente.

O gol da vitória saiu com um belo chute de Toni Kroos de fora da área aos 3 minutos do segundo tempo. O jovem meio-campista do Bayern de Munique já havia chutado uma bola na trave no primeiro tempo de partida.

Confira o gol da vitória alemã:
http://videos.sapo.pt/8ADqk8JzurNBRSkJeWU9

Alemanha enfrenta Inglaterra em amistoso

Na sua última partida disputada neste ano, a Alemanha enfrenta seu maior rival jogando em Berlim.

O retrospecto alemão jogando contra os ingleses em Berlim é terrível. A equipe do técnico Joachim Low perdeu as sete partidas que disputou contra seu rival.

A partida será marcada também pelo número de jogadores ausentes por contusão.

Do lado alemão, Joachim Low não poderá contar com Clemens Fritz, Marcell Jansen, Michael Ballack, Philipp Lahm e Christian Pander.

Contudo, os ingleses também tem vários desfalques. Frank Lampard, Steven Gerrard, Rio Ferdinand, Wayne Rooney e Ashey Cole, também estão definitivamente fora do confronto.

Apesar do caráter amistoso, Low considera a partida muito importante para a nationalelf. “Mesmo sendo apenas um amistoso, o jogo é contra nosso principal rival. É extremamente importante que vençamos a partida. Temos que começar 2009 com um sentimento positivo”, afirmou o técnico alemão.

Provável escalação das equipes para a partida:
Alemanha: Adler - Friedrich, Westermann, Mertesacker, Schäfer - Schweinsteiger, Jones, Rolfes, Trochowski - Klose, Helmes
Inglaterra: James - Johnson, Upson, Terry, Bridge - Wright-Phillips, Carrick, Barry, Downing - Defoe, Bent

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sagnol pode abandonar o futebol

O lateral direito Willy Sagnol pode encerrar sua carreira como jogador de futebol devido a uma contusão no tendão de Aquiles.

O francês do Bayern de Munique tem tido seguidas contusões nos últimos anos, o que praticamente fez com que ele não tenha jogado por sua equipe nos últimos dois anos.

A atual contusão de Sagnol aconteceu no jogo contra a Holanda durante a Eurocopa. De lá para cá, Sagnol luta para se recuperar, mas a paciência do jogador vem se esgotando.

“Eu cheguei para a pré-temporada cheio de vontade, mas minha recuperação vem sendo mais demorada do que eu imaginava. É difícil imaginar que eu não possa mais jogar futebol”, afirmou o jogador.

Sagnol, de 31 anos, afirmou também que se ele não puder atuar até o fim da atual temporada, certamente encerrará sua carreira.

Bayer vence clássico e mantém liderança

Com uma vitória suada frente ao Schalke 04 por 2 a 1, o Bayer Leverkusen manteve a liderança da Bundesliga.

O Hoffenheim também sofreu para bater o Wolfsburg por 3 a 2. A vitória do vice-líder deixou inalterada a diferença entre as duas equipes, ou seja, apenas um gol de saldo separa os dois líderes da Bundesliga.

Quem decepcionou foi o Bayern de Munique que apenas empatou com o Borussia M´gladbach por 2 a 2. A equipe da Baviera vencia por 2 a 0 e o resultado final irritou a torcida e a comissão técnica da equipe.

O resultado do Bayern parece ter polarizado a disputa pelo título de inverno entre Bayer Leverkusen e Hoffenheim.

Faltando cinco rodadas para o término do primeiro turno e com três pontos atrás, começa a ficar difícil de acreditar que a equipe de Munique possa ultrapassar os dois líderes.

O Hertha Berlin venceu mais uma. Dessa vez a vítima foi o Hamburgo que está em queda livre na Bundesliga. O time da capital virou o jogo contra os hanseáticos no segundo tempo. Mais uma vez o brasileiro Cícero foi o principal jogador da equipe.

Borussia Dortmund e Werder Bremen também venceram e agora estão em sexto e sétimo lugar respectivamente. Uma posição mais digna para duas grandes equipes da Alemanha.

Na próxima rodada, Bayer e Hoffenheim jogam fora de casa. O time das aspirinas visita a fraquíssima equipe do Arminia Bielefeld que venceu apenas uma partida na competição. Enquanto isso o Hoffenheim viaja para Colônia para enfrentar a equipe local.

Confira os jogos da próxima rodada da Bundesliga:
Sexta-feira:
Karlsruher - Borussia Dortmund

Sábado:
Bayern de Munique - Energie Cottbus
Schalke 04 - Borussia M'gladbach
Wolfsburg - Stuttgart
Eintracht Frankfurt - Hannover 96
Bochum - Hertha Berlin
Arminia Bielefeld - Bayer Leverkusen
Colônia - 1899 Hoffenheim

Domingo:
Hamburgo - Werder Bremen