sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

As decepções alemãs

Muito se falam dos jovens talentos alemães que vem aparecendo nos últimos anos. Realmente a Alemanha vem mudando. Depois de tenebrosos anos entre a fantástica geração de 1990, campeã do mundo, e a geração de 2000, eliminada vergonhosamente na primeira fase da Eurocopa, a Alemanha começou a dar mais atenção as categorias de base o que fez com que o futebol alemão voltasse a ter grandes promessas.

Essa mudança de comportamento começou com os clubes, que cansados de investir em inúmeros jogadores estrangeiros de talento duvidoso e rendimento abaixo do esperado passaram a dar mais atenção a categoria de base das equipes.

A seleção alemão também teve seu papel. Ruud Voeller, quando técnico da seleção, foi o primeiro a dar chance aos jovens jogadores. Mesmo com o sucesso na Copa de 2002 o técnico acabou sendo demitido após a fraca campanha na Euro 2004. Para sorte da Alemanha, Klinsmann continuou o processo de renovação da seleção alemã.

Exemplos de sucesso como Lukas Podolski, Philipp Lahm, Mario Gomez, Mertesacker, Toni Kroos, Christian Pander e Gonzalo Castro não faltam.

Infelizmente há também algumas decepções. Jogadores que depois de serem consideradas grandes promessas, acabaram com o passar dos anos a se tornarem jogadores medianos, muitos desses, até reservas em seus clubes.

Vamos mostrar alguns exemplos desses jogadores, sempre é claro, com a esperança que comecem a demonstrar o futebol que tanto se esperou deles no início de suas carreiras.

Tim Borowski, 27 anos
Clube: Werder Bremen

Tim Borowski, formado pelas categorias de base do Werder Bremen, é um jogador teoricamente completo. Marca muito bem e tem grande capacidade de organizar jogadas no meio campo.

O meio-campista sempre foi muito efetivo quando chegava ao ataque, seus chutes de fora da área e sua qualidade nas bolas aéreas fizeram ele ser escolhido como uma das grandes revelações do futebol europeu pela revista World Soccer.

Infelizmente com o passar dos anos Borowski foi perdendo seu potencial. Só para se ter uma idéia vamos analisar os gols marcados por Borowski nas últimas temporadas:
2004/2005 – 7 gols, 2005/2006 – 10 gols, 2006/2007 – 2 gols, 2007/2008 – nenhum gol marcado

Esses números demonstram claramente a situação de Borowski que não raramente não é relacionado como titular do Werder Bremen na temporada. A mudança para o Bayern de Munique na próxima temporada pode ser a última chance de Borowski se tornar um grande jogador do futebol alemão.

Tobias Rau, 26 anos
Clube: Arminia Bielefeld


O que dizer Tobias Rau? O jogador que começou sua carreira profissional no Wolfsburg foi considerado um dos mais promissores laterais alemães no começo de 2000. Rau simplesmente foi escolhido por Andreas Brehme, lateral esqueda da seleção alemão de 1990 e 1994, o seu sucessor na seleção alemã.

As boas atuações pelo Wolfsburg e comentários como o de Brehme, levaram o jogador em 2003 para o poderoso Bayern de Munique. Com Lizarazu machucado, Rau teve todas as chances de comprovar tudo que se esperava dele.

Infelizmente isso não aconteceu, e depois de duas temporadas inteiras na reserva, Uli Hoeness com toda sua delicadeza disse a Rau para procurar outra equipe, pois ele não tinha futebol para jogar nos gigantes da Baviera.

Contratado pelo Bielefeld a três temporadas, Rau continua a decepcionar e amarga a reserva da pequena equipe alemã.

Sebastian Kehl, 27 anos
Clube: Borussia Dortmund


Sebastian Kehl surgiu para o futebol na pequena equipe do Freiburg. Depois de duas ótimas temporadas o jogador foi disputado por Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Werder Bremen.

Depois de grande disputa, o Borussia Dortmund conseguiu contratar o jogador que era chamado na época de “o novo Beckenbauer”.

Kehl até que foi bem nas suas duas primeiras temporadas. Depois disso, seguidas contusões atrapalharam o volante que jogou a última Copa do Mundo. Não se pode dizer que Kehl é um jogador ruim, mas infelizmente ele ficou muito longe do que se esperava dele no início de sua carreira.

Após a última Copa do Mundo, Kehl nunca mais foi chamado para defender a seleção alemã.

Andreas Gorlitz, 25 anos
Clube: Karlsruher


Depois de uma excelente temporada 2003/2004 pelo Munique 1860, o lateral direito Andreas Gorlitz foi contratado pelo rival Bayern de Munique.

No Bayern o garoto foi muito bem em sua primeira temporada. Infelizmente uma lesão no joelho o afastou dos gramados por dois anos. Em sua volta a equipe no começo de 2007 não foi bem. A equipe de Munique preferiu emprestá-lo para o Karlsruher.

Em sua primeira temporada pela equipe do Karlsruher, Gorlitz vem fazendo uma boa campanha, mas ainda muito longe de tudo que se esperava dele.

Christian Tiffert, 25 anos
Clube: Duisburg

Poucos podiam imaginar que o jovem de 19 anos que foi titular do Stuttgart por quatro anos hoje estaria em uma lista de grandes decepções do futebol alemão. Tiffert, um meia atacante rápido e com bons dribles, fez parte da grande geração do Stuttgart treinada por Felix Magath.

Junto com Kuranyi, Lahm, Hinckel e Hleb era considerado um dos mais promissores jogadores alemães dos últimos anos.

Inexplicavelmente Tiffert foi perdendo espaço no Stuttgart até ser vendido para o Salzburg da Áustria. Depois de uma temporada ruim no país vizinho, Tiffert voltou a Alemanha agora para atuar pelo Duisburg.

Apesar de titular da equipe das zebras, Tiffert, assim como a equipe, não empolga. Provavelmente o ano que vêm deverá disputar a segunda divisão com o Duisburg.

Nenhum comentário: