sábado, 15 de setembro de 2007

Alexander Meier liquida o Hamburgo

O jovem Alexander Meier fez os dois gols do Eintracht Frankfurt neste sábado contra o Hamburgo. Mais do que ter sido considerado o craque do jogo, o jovem Meier demonstra que este pode ser o ano de sua consagração na Bundesliga.

O jovem de 24 anos, pouco conhecido no Brasil, vem demonstrando que está próximo de conseguir uma vaga na seleção alemã. Nas temporadas passadas já demonstrou sua capacidade em armas jogadas e fazer gols.

Em três anos de Frankfurt foram 22 gols. Nesta temporada mais quatro na Bundesliga e 3 na estréia da equipe na Copa da Alemanha. Os gols de hoje tiveram um sabor especial para Meier, afinal, quatro anos atrás foi dispensado pelo próprio Hamburgo depois de passar a temporada inteira na reserva.

Se uma vaga no ataque titular da seleção alemã já estava difícil com bons jogadores como Klose, Podolski, Mario Gómez, Kuranyi e Helmes, ficará ainda mais com a chegada do meia atacante Meier. Mais uma dor de cabeça para o técnico Low da seleção alemã.

Bom para a Alemanha, que há menos de dez atrás teve que recorrer ao veterano Klinsmann para formar dupla de ataque com Bierhoff na Copa de 1998, e que na Euro 2000 teve Jancker, Kirsten e Paulo Rink como atacantes.

Bayern e Schalke empatam em Munique

Pela quinta rodada do campeonato alemão, Bayern e Schalke empataram em um gol. O resultado mantém o time da Baviera em primeiro lugar no campeonato com 11 pontos, mas agora seguido de perto por Arminia Bielefeld e Eintracht Frankfurt que tem 10 pontos cada.

O jogo

O Bayern começou melhor a partida, e jogando em casa pressionou o Schalke desde o primeiro minuto, mas o azar do atacante Luca Toni, e a falta de habilidade do lateral reserva Lell não permitiram que os bávaros saíssem na frente.

Aos poucos porém, o Schalke foi se acalmando e equilibrando a partida. Mesmo com três atacantes os azuis reais só conseguiam levar perigo em bolas cruzadas na área pelo perigosíssimo lateral Pander, e com chutes de fora da área. Em um desses chutes, Rakitic abriu ao placar aos 33 minutos do primeiro tempo.

Depois disso, o Bayern se desequilibrou e quase levou o segundo gol, mas Kahn salvou a equipe da Baviera no chute de Rakitic. No segundo tempo como era de se esperar, o time de Munique veio decidido a empatar, e aos nove minutos em um cruzamento na área, Toni cabeceou para o gol, o goleiro Neuer espalmou e o atacante Klose empatou a partida.

Após o gol de empate o Schalke voltou a equilibrar a partida que continuou com bom nível técnico. Ao final, o empate pareceu justo pelo que as equipes produziram na partida.

Outros resultados

Nas outras partidas alguns destaques como a impressionante vitória do Dortmund contra o Werder Bremen, 3 a 0 em casa. O time do Dortmund depois de duas derrotas nas duas primeiras partidas do campeonato conseguiu três vitórias seguidas, e é o terceiro colocado no campeonato.

Em Stuttgart, os schwabens venceram bem o Cottbus por 3 a 0. Destaque para o brasileiro Ewerthon que entrou no segundo tempo, fez um gol, e deu o passe para o terceiro gol da equipe, marcada pelo artilheiro Mario Gómez.

Destaques também para as vitórias do Eintracht contra o Hamburgo, 2 a 1, e do Arminia contra o Hansa, 4 a 2. Com essas vitórias as duas equipes surpreendentemente assumem a segunda colocação na Bundesliga.

Borussia Dortmund 3 x 0 Werder Bremen
Stuttgart 3 x 0 Energie Cottbus
Bayer Leverkusen 2 x 0 VfL Bochum
Nürnberg 2 x 2 Hannover 96
Arminia Bielefeld 4 x 2 Hansa Rostock
Eintracht Frankfurt 2 x 1 Hamburgo


Wolfsburg e Karlsruher, e Duisburg e Hertha Berlin jogam amanhã, meio dia, horário de Brasília

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Os brasileiros na bundesliga

Muito se fala dos jogadores brasileiros espalhados pelo mundo. Na Alemanha não é muito diferente. Mas quais realmente se destacam ? Quais estão lá, mas não passam de jogadores coadjuvantes em suas equipes ? ou quais não passam de grandes decepções para os dirigentes que os contrataram como ‘salvadores da pátria’ ?

Divulgaremos agora a real situação dos principais jogadores brasileiros na Alemanha.

BAYERN DE MUNIQUE – o Bayern de Munique talvez tenha a fórmula mágica para contratar jogadores brasileiros, é difícil lembrar algum jogador do Brasil que não conseguiu relativo sucesso no grande clube da Baviera. Atualmente o time conta com Lúcio e Zé Roberto.

Lúcio - zagueiro consagrado na Alemanha, depois de ótima passagem pelo Leverkusen onde conseguiu o tri-vice (Copa da Alemanha, Bundesliga e Champions League), foi contratado pelo Bayern. Em Munique também não decepciona é há anos é titular absoluto da equipe. É um dos grandes ídolos da torcida local.

Zé Roberto - O outro jogador do time, Zé Roberto, tem história curiosa na equipe. Chegou com status de grande craque, foi bem na primeira temporada, mas foi caindo até ser dispensado pela equipe. Sim, foi isso o que aconteceu. O Bayern dispensou o jogador brasileiro ao contrário do que parte da imprensa brasileira noticiou. Um ano depois, o time se arrependeu da decisão, e sem Magath, técnico que claramente não se dava bem com o jogador, contratou Zé, que está em impressionante forma.

STUTTGART – O time com o maior número de brasileiros na equipe, curiosamente não tem nenhum super craque ou candidato a isso no elenco. Vamos a situação dos quatros brasileiros.

Da Silva - meio campo mediano, mas que tem grande respeito da torcida. Apesar de reserva, costumar entrar com freqüência durante os jogos. Normalmente é utilizado quando a equipe tenta ter uma postura mais defensiva, atuando então no lugar de Hilbert ou Khedira, que são jogadores mais ofensivos.

Cacau - foi titular na temporada passada, mas manchou sua temporada com uma estúpida expulsão na final da Copa da Alemanha, expulsão que foi de suma importância para a derrota da equipe. Esse ano terá mais concorrência pela vaga no ataque, e terá de mostrar melhor futebol.

Ewerton - chegou para ser titular no ataque em uma provável dupla com Mario Gomez, títular absoluto dos schwabens, mas que até agora não convenceu. Os alemães são conhecidos pela paciência, e darão pelo um ano para o jogador formado pelo Corinthians se adaptar a equipe.

Gledson - veio para completar a defesa, já que Delpierre e Fernando Meira são os titulares, e o jovem Tasci é a primeira opção na linha defensiva. Gledson chegou depois de uma boa impressão deixada no Hansa Rostock na segunda divisão da temporada passada, mas precisa apagar a má impressão deixada na estréia: uma expulsão quando o jogo ainda estava 0 a 0 quase elimina a equipe prematuramente da Copa da Alemanha.



SCHALKE 04 – O time do Schalke tem hoje no elenco dois brasileiros. E os dois são titulares absolutos da equipe e gozam de muito respeito perante a diretoria do clube e a torcida.

Bordon - é o mais famoso deles, respeitado por toda a Alemanha, capitão da equipe, joga na Alemanha há muitos anos. Primeiro seis anos de Stuttgart e agora já está no terceiro ano no Schalke. Conhecido pelo excesso de violência, não parece se intimidar com isso, pois tem o apoio do companheiro de zaga igualmente violento, Krstajic.

Rafinha - também é muito querido na equipe, é o terceiro ano do lateral direito que se formou nas categorias de base do Juventus da Mooca. Titular absoluto, precisa melhorar ainda seu poder de marcação.


WERDER BREMEN – Conta com três brasileiros na equipe, dois muito respeitados na Alemanha, Diego e Naldo, e outro que é uma aposta dos dirigentes, o polêmico Carlos Alberto.

Diego – Chegou ano passado depois de uma má passagem pelo Porto, onde passou boa parte do ano na reserva. No Bremen, impressionou desde a primeira partida, se tornando o principal jogador da equipe, e escolhido o jogador do ano na Alemanha.

Naldo – Começou sua terceira temporada na equipe. É titular absoluto da zaga ao lado do zagueiro da seleção alemã Mertesacker. Jogador muito alto e com chute muito forte, já fez oito gols na Bundesliga. É ídolo da equipe, onde já vestiu até a tarja de capitão.

Carlos Alberto – Quando perguntado a Klaus Allofs sobre o perigo que representava contratar um jogador tão polêmico como Carlos Alberto, que não deixou saudades pelos clubes onde passou, ele respondeu: “Se conseguimos lidar com Ailton e Pizzarro, não teremos problema com o Carlos Alberto”. Veremos...


BORUSSIA DORTMUND – A equipe que já teve muitos brasileiros, entre eles Amoroso, Evanilson, Ewerton, Julio Cezar, hoje conta com apenas dois. Dede e Tinga.

Dede – Tem a impressionante marca de 263 partidas em 9 anos de clube. Quase sempre como titular da lateral esquerda da equipe. Apesar de já ter passado seus melhores anos na equipe, ainda goza de prestígio na equipe. Anos atrás no auge da falta de talentos na Alemanha, foi cogitada sua naturalização para poder jogar pela Nationalelf, seria muito para o jogador formado pelo Atlético Mineiro.

Tinga – Chegou à equipe no ano passado. Conseguiu a ótima marca de ter jogado 31 dos 34 jogos da equipe no ano passado. Apesar de titular o jogador ainda não conseguiu uma seqüência de bons jogos, com isso ainda não conseguiu se tornar ídolo da apaixonada torcida do Dortmund.


HERTHA BERLIN – O time da capital alemã perdeu há dois anos o seu grande ídolo, Marcelinho Paraíba. Hoje conta com quatro jogadores brasileiros, dois deles, presenças constantes na seleção brasileira.

Gilberto – Completou três temporadas na Alemanha com relativo sucesso. Na Alemanha diferente do que pensam os treinadores da seleção brasileira e parte da imprensa, atua no meio campo, as vezes como meia e outras vezes como volante. A torcida berlinense gosta muito de jogadores brasileiros, Gilberto portanto tem tudo para ficar na história do clube da capital alemã.

Mineiro – Não podia haver estréia melhor para o ex-volante do São Paulo na equipe, entrou faltando cinco minutos e no primeiro lance um chutaço de fora da área... um golaço no ângulo, foi o gol da vitória do time de Berlim. Infelizmente, meses depois a história é bem diferente. Mineiro é reserva da equipe, entra de vez em quando, quase sempre no fim das partidas. Na atual temporada, começou jogando apenas uma vez. O jogador da seleção brasileira precisa aprender a jogar no estilo alemão, um futebol muito mais veloz do que o brasileiro esta acostumado. Resta saber se aos 32 anos o jogador ainda terá tempo e condicionamento físico para isso.

Lucio – É difícil imaginar que depois de péssima passagem no Palmeiras e São Paulo, e apenas bons momentos no Grêmio, que Lucio consiga bom desempenho na equipe de Berlim. Obviamente pela total inabilidade em marcar, o jogador foi deslocado para o meio campo. Até agora jogou as quatro partidas da temporada, mas sempre com atuações discretas.

André Lima – Com certeza os dirigentes do Hertha terão toda paciência do mundo com o atacante vindo do Botafogo, principalmente pelo fato de ele ter apenas 22 anos. Provavelmente será reserva em sua primeira temporada, mas tem talento para no próximo ano fazer muito sucesso na equipe.


NUREMBERG

Glauber – O ex-jogador do Palmeiras, pouco conhecido no Brasil, fez algum sucesso no Palmeiras, chegou até a vestir à camisa da seleção brasileira uma vez. Na Alemanha amarga a reserva nas primeiras rodadas do campeonato.


HANNOVER 96

Vinicius – Há impressionantes três anos e meio na equipe, o zagueiro de 27 anos foi titular da equipe nas últimas temporadas. Neste começo de temporada, machucado, ainda não foi relacionado. Vinícius faz parte daquela triste estatística de jogadores medianos que praticamente não deixaram nenhuma história para contar no futebol brasileiro antes de se transferir para a Europa.


ARMINIA BIELEFELD

Borges – Alguém ai conhece o Borges ? Imagino que não. O zagueiro do Bielefeld fará 35 anos em janeiro de 2008, e no mesmo ano completará dez anos na equipe. Sem nenhum destaque, deve terminar sua carreira na Alemanha.


EINTRACHT FRANKFURT

Chris Hening – O zagueiro de 29 anos é aquele típico jogador que conseguiu a incrível marca de nunca ficar mais que um ano em cada time. Timbo, Democrata, Botafogo de Ribeirão Preto, Coritiba, Internacional e St. Pauli foram os clubes que o jogador passou. Incrivelmente encontrou no Frankfurt espaço para jogar. Há quatro anos na equipe, parece ter finalmente encontrado um lugar para ficar, mesmo que muitas vezes na reserva.


WOLFSBURG – O técnico do time que já foi chamado pela imprensa brasileira de racista, por não escalar Zé Roberto no time principal, fez questão de contratar dois brasileiros para essa temporada, Josué e Grafite, juntos com Ailton formarão a espinha dorsal dos lobos.

Josué – O ex-jogador do São Paulo tem tudo para dar certo no Wolfsburg. Primeiro porque é um bom jogador, segundo porque simplesmente ele terá pouca concorrência pela vaga de volante na equipe. A partir de agora vai terá que provar que a expulsão no seu primeiro jogo pela equipe foi apenas um lance de azar, e que pode ajudar o time a fugir do rebaixamento.

Marcelinho – Ídolo do principal time da cidade vizinha, o Hertha de Berlin onde jogou por seis anos, Marcelinho voltou a Alemanha agora para defender o time dos lobos. Chegou à equipe no começo do ano para salvar a equipe do rebaixamento, e por incrível que pareça cumpriu sua missão. Terá que repetir a dose neste ano.

Grafite – o ex-jogador do Le Mans recebeu uma ótima proposta para ir a Wolfsburg, como Josué, não terá problemas para ser titular da equipe. Seu maior problema será aproveitar as poucas chances de gol que terá durante os jogos.


HANSA ROSTOCK – Dois brasileiros na defesa do time da ex-alemanha oriental.

Orestes – Poucos no Brasil devem conhecer esse zagueiro brasileiro de 26 anos. Depois de breve passagem pelo Santos, viajou para Portugal onde passou por várias equipes médias e pequenas. Chegou a Rostock nesta temporada, teve um bom começo e se firmou como titular. Difícil será manter a equipe na primeira divisão da Alemanha.

Diego Moraes – Está no time há seis meses, na reserva, pouco ajudou o time a subir para a primeira divisão. Agora na primeira divisão, continua na reserva e pouca culpa terá no provável rebaixamento da equipe.


DUISBURG

Ailton – É difícil entender o que leva um time a contratar um jogador de 34 anos e que há três anos nada fez no futebol. Aliás, fez sim, conseguiu a incrível marcar de passar por seis times em três anos. O Duisburg é o sétimo. Conseguirá chegar a marca de oito ainda este ano ?

Maicon – Formado pelo Madureira, e com passagens por Fluminense e Botafogo, o jovem meia de 22 anos começou bem seu primeiro ano na Alemanha. Das quatro partidas da equipe na Bundesliga jogou em três, sendo a última começando como titular e fazendo um dos gols da equipe na vitória contra o Arminia. Se continuar nesse ritmo, pode conseguir bons resultados no difícil futebol alemão.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Bayern x Schalke

10 motivos para assistir Bayern de Munique e Schalke 04

Sábado a ESPNBrasil transmitirá o jogo entre Bayern de Munique e Schalke 04. Não faltam motivos para assistir esse duelo entre os dois melhores times da Alemanha na atualidade. Veja agora, cinco motivos para torcedores de cada um dos times, acreditar na vitória sábado.

Bayern de Munique
- Nas 74 vezes que Bayern e Schalke se enfrentaram, o Bayern venceu 35, mais que o dobro do Schalke que venceu apenas 16.
- As duas vezes que os Azuis Reais foram ao Allianz Arena, não tiveram motivos para comemorar. Duas derrotas, 2 a 0 e 3 a 0.
- Das cinco vezes que Hamit Altintop enfrentou seu irmão Halil, venceu 4, e perdeu apenas 1. Todas as partidas na época que o jogador do Bayern ainda atuava pelo Kaiserslautern.
- Nas quatro partidas disputadas até agora no campeonato, o Bayern tomou apenas 1 gol, e é o lider da competição com 3 pontos de vantagem para o segundo colocado.
- No começo da temporada os dois times se enfrentaram na final da Premiere League Cup, e o Bayern venceu por 1 a 0, gol de Miroslav Klose.


Schalke 04
- A pior derrota do Bayern de Munique em casa, foi justamente para o Schalke 04, em 1976, um humilhante 7 a 0
- Apesar de ser o melhor atacante na Alemanha na atualidade. Klose não marca um gol no Schalke há seis anos. O último marcado, foi em abril de 2001, quando seu time na época, o Kaiserslauter, perdeu por 5 a 1 em casa.
- Halil Altintop já marcou gol duas vezes contra seu irmão. Hamit por sua vez, nunca marcou um gol contra Halil.
- Apenas uma vez, em 2001, o Schalke marcou mais gols nos primeiros quatro jogos do campeonato do que nesta temporada. Foram 10 em 2001 contra 8 nesta temporada. Vale lembrar que em 2001, os Azuis Reais bateram o Bayern nos dois jogos.
- O Schalke leva vantagem no famoso chuveirinho na área. A equipe de Gelserkirchen marcou 4 gols de cabeça na atual temporada, contra apenas 1 dos Bavaros.

Alemanha imbatível

Em amistoso disputada na cidade de Colônia, a Alemanha venceu a Romênia por 3 a 1 e continua com sua impressionante campanha pós Copa do Mundo. Em 14 partidas, a Alemanha venceu 12, empatou 1, e perdeu apenas 1, sendo que essa derrota foi em um amistoso contra a Dinamarca, em que os alemães jogaram com um time todo reserva. São números impressionantes, que credenciam a nationalelf a grande favorita ao título da Euro 2008.

No jogo desta quarta, a Alemanha saiu perdendo logo aos 3 minutos com um gol de Goian. Schneider empatou ao 42 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, depois de algumas substituições, a Alemanha não deu qualquer chance aos Romenos, que fazem ótima campanha nas eliminatórias. Odonkor aos 20 minutos, e Podolski aos 37, deram números finais a partida.

Veja abaixo os 14 resultados da Alemanha pós Copa do Mundo.

Alemanha 3 x 0 Suécia
Alemanha 1 x 0 Irlanda
San Marino 0 x 13 Alemanha
Alemanha 2 x 0 Geórgia
Eslováquia 1 x 4 Alemanha
Chipre 1 x 1 Alemanha
Alemanha 3 x 1 Suiça
Rep. Tcheca 1 x 2 Alemanha
Alemanha 0 x 1 Dinamarca
Alemanha 6 x 0 San Marino
Alemanha 2 x 1 Eslováquia
Inglaterra 1 x 2 Alemanha
Gales 0 x 2 Alemanha
Alemanha 3 x 1 Romênia

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Alexander Zickler

Alexandrer Zickler foi eleito pelos jogadores da Liga Austríaca, o melhor jogador da temporada passada. O atacante alemão de 33 anos, marcou 22 gols em 29 partidas, pelo RB Salzburg.

“O Prêmio é uma grande honra para mim, principalmente por ter sido votado pelos jogadores das outras equipes participantes”, disse Zickler na premiação

O jogador iniciou sua carreira no Dynamo Dresden, um ano depois foi contratado pelo Bayern de Munique onde jogou por 12 temporadas. Pelo Bayern jogou 214 partidas, marcando 51 gols. Considerado por muitos o jogador mais rápido do mundo, Zickler teve sua carreira marcada por seguidas contusões. Seu grande momento foi a conquista da Champions League de 2001, quando jogou a final contra o Valência.

Alexandrer Zickler
Campeonatos alemães7 (1994, 1997, 1999, 2000, 2001, 2003 e 2005)
Copas da Alemanha4 (1998, 2000, 2003 e 2005)
Copa da Uefa – (1996)

Champions League – (2001)

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Nova Geração

A Alemanha venceu neste sábado a seleção de Gana e ficou com o terceiro lugar no mundial Sub-17 realizado na Coréia do Sul. Mais importante do que a posição conquistada pela seleção, é o fato que os garotos demonstraram que a Alemanha pode ficar tranquila quanto ao futuro de sua seleção.

Jogadores como Toni Kroos, Sascha Bigalke, Sukuta-Pasu e Mario Erb exibiram muito talento, e em alguns anos deverão estar jogando em grandes equipes da europa.


Melhor do Mundo

A prova disso foi que o prêmio de melhor jogador da competição, foi dado a Toni Kroos do Bayern de Munique. O capitão da seleção alemã demonstrou imenso talento para preparar as jogadas para seus companheiros de equipe, e ainda fez cinco gols na competição.

Kroos que recentemente recebeu elogios do técnico Otmar Hitzfeld, deve seguir no Time B do Bayern por mais um ano para adquirir mais experiência, mas em breve deverá ser chamado para equipe principal do time da Baviera.

Amistoso da Nationalelf

Alemanha terá nova dupla de ataque em amistoso contra a Romênia nesta quarta-feira. Lukas Podolski e Patrick Helmes devem formar o ataque da seleção. O técnico Joachim Low vai aproveitar a oportunidade para observar melhor o atacante Helmes do Colônia, de 23 anos, que joga em casa. Podolski que voltou de contusão nos minutos finais do jogo contra Gales, também terá oportunidade de começar a partida. O outro atacante da seleção, Mario Gomez, ainda gripado não deve ficar nem no banco de reservas.

Outra novidade para a partida é a volta de Bernd Schneider a equipe. O meia de 33 anos não jogou a partida contra Gales por estar cumprindo suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos. Com a volta, Schneider deve assumir a tarja de capitão da equipe.

A seleção alemã deve começar a partida com: Hildebrand – A. Friedrich, M. Friedrich, Metzelder e Jansen – Schneider, Rofes, Schweinsteiger, Hitzlperger – Helmes e Podolski