sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Geração 2014

Para os que amam futebol e principalmente a Copa do Mundo, é comum fazer previsões de como estarão as seleções para a “próxima copa do mundo”. Quais jovens jogadores estarão no auge da forma e farão a diferença para suas seleções, e quais outros, infelizmente não terão mais idade para poder desfilar seu talento pelos sagrados gramados de uma copa.

Prever a seleção alemã para a copa do mundo de 2010 é relativamente fácil. Schweinsteiger, Podolski, Gomez, Hitzlperger, Lahm e Hildebrand, estarão próximos dos 28 anos, idade que em teoria é considerada o auge para um jogador profissional.

Claro que há surpresas, claro que eventualmente um jogador que atualmente jogue em um time amador pode ser destaque da seleção, assim como algum desses bons jogadores que citamos acima pode entrar em desgraça, e talvez esteja jogando em algum time de uma liga amadora.

Difícil é imaginar a equipe de 2014. A chance de erro é maior ainda, mas as seleções sub-21 e até a sub-17 da Alemanha, já podem nos dar algumas demonstrações de quem entrará em campo daqui há 7 anos na Copa do Mundo do Brasil. Maracanã, Morumbi, Mineirão ou em outro qualquer estádio brasileiro, vamos mostrar quem são os jovens talentos que podem fazer a diferença para os tri-campeões do mundo. Aliás, até lá, quem sabe não serão eles tetra-campeões mundiais. Vamos a eles:

Mesut Ozil
Meio-campo
19 anos – Schalke 04
Jogos pela Bundesliga
*: 25

Ozil é um dos grandes nomes para o futuro do meio-campo da seleção alemã. Jogador de muita habilidade, tem grande visão de jogo e velocidade. Com apenas 19 anos, já está na sua segunda temporada pelo Schalke 04.

O talento de Ozil fez com que os dirigentes do Schalke 04 ficassem tranqüilos para liberarem o brasileiro Lincoln para o futebol turco. Ozil, ainda alterna bons e maus jogos, também sofre com marcações muito cerradas, mas com tão pouca idade, tem tudo para ser o maestro da Alemanha em 2014.

Manuel Neuer
Goleiro
21 anos – Schalke 04
Jogos pela Bundesliga*: 36

A temporada de 2006 começou com o experiente goleiro Rost no gol do Schalke 04, mas bastou ele ficar de fora da segunda e terceira rodada, para que o jovem goleiro Manuel Neuer assumisse a posição de titular da equipe.

Muitos acharam arriscado um garoto de apenas 20 anos como titular de um dos times de maior torcida na Alemaha. Mas Neuer não se intimidou, e foi um dos maiores destaques da temporada. Rost, não aguentou a reserva e pediu para ser negociado, hoje defende outro grande, o Hamburgo.

Em 2014, com 28 anos, Neuer tem tudo para ser o titular da seleção na Copa do Brasil, mas Rensing do Bayern de Munique, e Adler do Bayer Leverkusen, os dois igualmente jovens, devem ser adversários a altura de Neuer pela vaga de titular da seleção alemã.


Rouwen Hennings
Atacante
20 anos – Osnabrück
Jogos pela Bundesliga*: 9

O atacante alemão Rouwen Hennings, foi formado nas categorias de base do Hamburgo, emprestado nesta temporada ao Osnabrück da segunda divisão, precisou de apenas duas partidas para se tornar titular da equipe. Hennings, é um dos poucos destaques da equipe da segunda divisão, que ocupa apenas a 15º posição no campeonato.

Pelas eliminatórias da Euro sub-21, vem crescendo a cada jogo, já tem cinco gols na competição em apenas três partidas. Com poucas boas opções para o ataque alemão em vista, Rouwen Hennings tem tudo para ocupar o lugar de Klose, que em 2014 provavelmente já terá pendurado as chuteiras.


Gonzalo Castro
Defensor
20 anos – Bayer Leverkusen
Jogos pela Bundesliga*: 69


O lateral Gonzalo Castro tem apenas 20 anos, mas por incrível que pareça, já está na sua quarta temporada na Bundesliga. Castro estreou na equipe no dia 21 de janeiro de 2005, aos 17 anos, o que é raro para os padrões alemães. Duas rodadas depois se tornou titular da equipe, posição que ocupa até hoje.

Com 69 partidas na Bundesliga, Castro já acumula boa experiência, tanto é que ultimamente não é chamado mais para a seleção sub-21, sendo utilizado na equipe principal de Joachim Low. O lateral direito da seleção alemã, Phillip Lahm, terá muito trabalho para se manter como titular se Castro continuar melhorando seu futebol jogo a jogo. Castro, mesmo tão jovem, faz parte do time ideal da Revista Kicker até a nona rodada.

O defensor do Leverkusen teve que resolver um dilema dois anos atrás. A Federação espanhola de futebol tentou convencê-lo a defender a seleção da Espanha, para o bem do futebol alemão, Castro preferiu seguir vestindo a camisa alemã.


Patrick Ebert
Meio-campo
20 anos – Hertha Berlin
Jogos pela Bundesliga*: 28


Formado nas categorias de base do Hertha Berlin, Patrick Ebert é um meia moderno. Com a bola nos pés prefere partir em direção ao gol, ao invés de tentar lançamentos em profundidade. Com muita boa técnica, e boa capacidade de finalização, lembra um pouco o estilo do jogo de Schweinsteiger do Bayern de Munique.

O jovem berlinense, já está na sua segunda temporada como titular do Hertha, e ao lado do brasileiro Gilberto, é o responsável pelo sistema de criação da equipe da capital. Pela seleção sub-21, atua ao lado de Ozil, na armação das jogadas.


Andreas Ottl
Volante
22 anos – Bayern de Munique

Jogos pela Bundesliga*: 37

Andreas Ottl estreou na equipe de Munique em agosto de 2005. A temporada de 2005/2006 teve outro sabor especial para Ottl. Na penúltima rodada da competição, o jovem volante alemão fez o gol que deu o título da temporada para o Bayern.

Na temporada passada foi titular em praticamente todo o campeonato alemão, mas como todo o resto da equipe não foi muito bem. Nesta temporada, amarga a reserva em um meio campo com jogadores de tanto talento como Zé Roberto, Schweinsteiger, Ribery, van Bommel e Altintop.

Mesmo assim, sempre que entrou foi bem. Marcou um golaço na segunda rodada da competição. Na partida contra o Nuremberg foi titular deixando van Bommel no banco. Nessa partida o garoto formado nas categorias de base do Bayern, foi muito bem e mostrou que van Bommel e Zé Roberto vão ter que suar muito para terminar a temporada como titulares.


Toni kroos
Meio-campo
17 anos – Bayern de Munique
Jogos pela Bundesliga*: 1


Toni Kroos apareceu para o mundo do futebol no último mundial sub-17. Jogador de extrema qualidade técnica, ótimo passe e poderoso arremate, Kroos faz lembrar o fantástico capitão da seleção alemã de 1990, Lothar Mathaus. Kroos foi o maior responsável pelo terceiro lugar alcançado pela Alemanha na competição, de quebra levou o prêmio de melhor jogador do torneio. O prêmio ganha mais valor ainda, levando em conta que os alemães se quer chegaram na final.

Meses antes da copa do mundo sub-17, Kroos já impressionava o público mais atento aos jogos de preparação da equipe do Bayern de Munique para a atual temporada. Com vários jogadores machucados, Kroos viajou com a equipe e impressionou a todos. Ottmar Hitzfeld, técnico da equipe bávara, disse: “é um jogador de raro talento, com certeza será titular da seleção alemã um dia”.

Pela equipe principal já atuou em uma partida. Na ocasião entrou faltando quinze minutos, foi o tempo necessário para dar duas assistências perfeitas para Klose marcar. Em jogo já decidido da Copa da Uefa, Kroos também entrou para ganhar mais experiência.

Se Kroos continuar demonstrando esse grau de evolução, talvez possa até estar presente na equipe principal alemã na Copa de 2010. Se fizer isso, já ultrapassará Mathaus em pelo menos um quesito. Mathaus disputou sua primeira copa do mundo com 22 anos. Em 2010, Kroos terá apenas 20.



* Somados jogos da primeira e segunda divisão. Não estão sendo considerados jogos realizados por Times B, e nem por divisões inferiores.

Preview – 10º rodada

Bayern de Munique e Schalke 04, candidatos principais ao título da Bundesliga não terão compromissos complicados na décima rodada da competição.O time da Baviera enfrenta o Bochum, e o Schalke pega o Hansa Rostock. Bochum e Hansa Rostock fazem campanha ruim e ocupam 14º e 15º posição no campeonato respectivamente.

Bochum – Bayern
O líder da competição, Bayern de Munique, terá a volta do atacante Miroslav Klose ao time. Klose ficou fora da última partida da equipe contra o Nuremberg. A única dúvida da equipe do técnico Ottmar Hitzfeld é se o argentino Demichelis terá condições de jogo para esse sábado. Demichelis sofreu pequena contusão no jogo da Argentina neste meio de semana.

Hansa Rostock – Schalke 04
O Schalke 04 tenta se recuperar da surpreendente derrota em casa na última rodada neste sábado. Os azuis reais enfrentam o Hansa Rostock fora de casa. A equipe do técnico Mirko Slonka terá a volta do lateral esquerdo Christian Pander, uma dos principais jogadores do elenco.

O técnico do Hansa, Frank Pagelsdorf, torce para que o veterano jogador Stefan Beinlich possa jogar. Beinlich é um dos principais jogadores da equipe, e ainda se recupera de uma contusão no joelho.

Werder Bremen – Hertha Berlin
O Werder Bremen que se recupera na competição, recebe o Hertha Berlin em casa. O time terá a volta do goleiro Tim Wiese que estava afastado por contusão. Borowski e Sanogo, também se recuperaram de contusão e devem jogar. O Bremen que sofreu muito no começo da competição por motivo de contusões, começa a ter seu elenco quase completo. Dos jogadores principais da equipe, apenas Klasnic e Hunt ainda não tem condição de jogo.

Hamburgo – Stuttgart
O Hamburgo, quarto colocado na tabela, tem tarefa difícil em casa contra o atual campeão da Bundesliga, o Stuttgart. O problema do Hamburgo é que o seu jogador principal, Rafael van der Vaart está afastado por contusão, assim como o volante Nigel de Jong.

No Stuttgart a situação é pior ainda. Os schwabens não terão o zagueiro e capitão Fernando Meira, o outro zagueiro, Delpierre, o lateral esquerdo Boka, além do meia Thomas Hitzlsperger. A equipe do Stuttgart não pode nem pensar em outra derrota, a equipe tem apenas 10 pontos na competição e ocupa a desconfortável 12º posição.

Outros jogos:
Energie Cottbus – Duisburg
Nuremberg – Frankfurt
Hannover – Wolfsburg
Karlsruhe – Bielefeld
Lerverkusen - Dortmund

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Alemanha perde feio em casa

A seleção alemã foi humilhada jogando no Allianz Arena de Munique nesta quarta-feira pelas Eliminatórias da Euro 2008. O técnico Joachim Low já havia alertado os jogadores sobre o perigo da equipe entrar em campo relaxada demais por ter conseguido a classificação sábado passado contra a Irlanda.

Aparentemente os avisos de Low não surtiram efeito e a Alemanha não foi páreo para a empolgada seleção Tcheca. A partida fez lembrar a última péssima atuação alemã, uma derrota para a Itália por 4 a 1 alguns meses antes do início da Copa do Mundo.

Este resultado tão ruim serve de alerta para os alemães que já se consideravam a melhor equipe européia na atualidade. A vitória contra a Inglaterra em Wembley, jogando com uma equipe praticamente reserva, deu a impressão que a Alemanha não tinha adversários a sua altura no velho continente, e que, mesmo sem seus melhores jogadores, a Alemanha ainda era muito forte.

O resultado de hoje mostrou que a realidade é bem diferente. Mesmo sabendo que com sua equipe titular a Alemanha é forte candidata ao título da próxima Euro, o técnico Joachim Low e seus comandados, perceberam agora que ainda precisam melhorar muito se quiserem levantar seu quarto título europeu de seleções.

O jogo
O jogo mal havia começado e a Alemanha foi surpreendida pelos tchecos. Aos dois minutos de partida, Plasil cruzou bola na área, a defesa alemã fez uma linha de impedimento, Koller em posição duvidosa recebeu sozinho e tocou atrás para Sionko só empurrar a bola para as redes.

A situação ficou pior ainda para a Alemanha aos 23 minutos quando a República Tcheca fez o segundo gol na partida. Marek Matejovsky (foto do lance) foi mais esperto que Frings e Metzelder e fez o segundo, sem chances para Hildebrand.

A primeira chance da Alemanha na partida só surgiu aos 26 minutos, quando Schweinsteiger chutou por cima do gol do goleiro Cech. Ainda no primeiro tempo, Kuranyi perdeu mais dois gols em bons cruzamentos de Trochowski.

O último gol tcheco saiu em um contra-ataque. Pudil lançou Plasil, o jogador do Osasuna, ainda dribou Friedrich antes de tocar a bola no canto do goleiro Hildebrand.

A Alemanha terá duas boas chances de melhorar sua imagem perante a torcida alemã. Os panzers alemães enfrentarão Chipre dia 17 de novembro, e quatro dias mais tarde, Gales também em casa.

Alemanha sub-21 vence Moldávia

A seleção alemã sub-21 venceu ontem a Moldávia por 3 a 0 e assumiu a liderança de seu grupo pelas eliminatórias da Euro. Mesut Ozil marcou dois gols, e o impressionante Hennings fez mais um pelos alemães.

O técnico da equipe, Dieter Eilts, um dos destaques da Alemanha campeã da Euro 96, ficou muito satisfeito com o resultado “Nos dois jogos desta semana somamos quatro pontos, um empate com Israel fora de casa, e agora esta vitória sobre a Moldávia”.

Quatro dias antes, a Alemanha havia empatado com Israel por 2 a 2 fora de casa. Hennings, de 20 anos, marcou os dois gols da seleção alemã.

Rumores sobre a ida de Lahm para o Barcelona aumentam

A imprensa alemã noticiou hoje que Phillip Lahm pode ir para o Barcelona no fim desta temporada. O lateral direito Zambrota, que veio para o Barcelona depois do título da Copa do Mundo conquistado pela Itália, não conseguiu render o esperado, e pode estar deixando a equipe catalã.

O contrato de Lahm com o Bayern de Munique termina no fim da próxima temporada, e é possível que a equipe da Baviera tenha que vender o jogador sob o risco de perdê-lo em uma livre transferência ao final da temporada 2008/2009.

Lahm, que jogou a última copa do mundo e fez o gol inaugural da competição, já havia comentado o desejo de um dia jogar em uma grande equipe fora da Alemanha.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Hildebrand e Podolski ganham chance na seleção

Já classificada para a fase final da Euro 2008, a Alemanha enfrenta amanhã em Munique a República Tcheca em um jogo que é quase um amistoso. Os tchecos também só precisam de um ponto para avançar a próxima fase.

O técnico Joachim Low faz mistério quanto a escalação da equipe. Low acredita que pode ser o momento de dar oportunidade para alguns jogadores que não vem jogando freqüentemente na equipe nacional. Os dois únicos jogadores que tem presença assegurada na partida são o goleiro Timo Hildebrand e o atacante Lukas Podolski.

Hildebrand (foto), jogará no lugar de Lehmann que está suspenso por acúmulo de cartões amarelos. O ex-goleiro do Stuttgart já adianta que não quer confusão com Lehmann, que é conhecido por colecionar inimigos por onde passa. “Eu não quero brigar com ele, temos que trabalhar juntos para o bem da Alemanha”.

Lukas Podolski (foto) terá oportunidade rara de começar como titular uma partida no estádio de sua equipe. A Alemanha jogará no Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique. Podoslki que vem sendo pouco aproveitado no Bayern de Munique, também começou na reserva o jogo da Alemanha no sábado passado contra a Irlanda. Poldi, entrou durante a partida e foi muito bem, o técnico da seleção alemã ficou muito satisfeito com seu desempenho e garantiu a presença do jovem atacante entre os titulares contra a República Tcheca.

Joachim Low, que gosta muito do estilo de jogo de Podolski, afirmou que espera que o atacante possa demonstrar ao técnico do Bayern e também a torcida bávara que tem condições de ser titular da equipe de Munique.

Confira a provável escalação das equipes para a partida:
Alemanha: Hildebrand - A. Friedrich, Mertesacker, Metzelder, Jansen - Odonkor, Frings, Rolfes, Schweinsteiger - Kuranyi, Podolski
Rep. Tcheca: Cech - Ujfalusi, Kovac, Rozehnal, Zapotocny - Galasek - Sionko, Rosicky, Plasil - Kulic, Koller

Lahm pode voltar no clássico contra o Dortmund

O lateral do Bayern de Munique e da seleção alemã, Phillip Lahm, já está praticamente recuperado da contusão que o afastou dos gramados há algumas semanas. Lahm sofreu uma pequena lesão no ligamento do joelho, e os médicos prevêem sua volta justamente para o clássico do dia 28 deste mês, contra o arqui-rival Borussia Dortmund.

Lahm (foto), ficou satisfeito com sua indicação para a eleição do melhor jogador de 2007. O técnico do Bayern, Ottmar Hitzfeld, elogiou o jovem talento alemão “Tem muita técnica, tem boa visão de jogo, é um modelo de profissional”.

Lahm no Barcelona ?
Lahm já despertou interesse de outras equipes européias. Ano passado, Real Madrid e Arsenal, sondaram Lahm, mas o Bayern de Munique rapidamente estendeu o contrato do lateral até junho de 2009.

Agora é a vez do poderoso Barcelona tentar contratar Lahm. Rummenigge, presidente do Bayern, insiste que eles não deixarão ele sair da equipe. Mas o garoto que fez o gol inaugural da última copa, aparentemente deixou a porta aberta para uma possível negociação com uma grande equipe fora da Alemanha “Meu objetivo é continuar jogando pelo Bayern, mas acredito que futuramente poderei jogar em alguma grande equipe fora da Alemanha”.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Sub-21: Dejagah explica desistência

O meio-campista do Wolfsburg, Dejagah (foto), de 21 anos, veio a público explicar sua atitude de não aceitar viajar com a seleção alemã sub-21 para Israel a fim de enfrentar a seleção local pelas eliminatórias da Euro-2008.

Dejagah negou que sua renúncia foi uma demonstração de concordância com a política anti-semita que é praticada pelo Iran. O Iran não reconhece Israel como um país, e proíbe seu povo de pisar em solo israelense. “Eu não defendo nenhum pensamento iraniano de ódio a Israel, eu só recusei o convite para representar da seleção nesta partida, pois esse era o desejo dos meus pais. Eu não vou ao Iran há mais de seis anos, mas meus pais visitam nossos parentes com freqüência”.

Na Alemanha, chegou a se cogitar a proibição de Dejagah vestir a camisa da seleção alemã. Alguns políticos e integrantes da Federação Alemã consideram que nenhum atleta pode representar a seleção alemã se tiver pensamentos anti-semitas.

Dejagah espera que sua atitude não acabe por proibir futuras convocações para a seleção sub-21 e a também para a seleção principal. “Seria maravilhoso jogar pela seleção alemã e participar de uma Copa do Mundo representando meu país. Fui convidados várias vezes para jogar pela seleção iraniana, mas nunca nem cogitei essa possibilidade”.

Beckenbauer afirma que a Alemanha tem a melhor seleção da Europa

Franz Beckenbauer afirmou que a Alemanha tem a melhor seleção da Europa na atualidade. O Kaiser, que foi o capitão da seleção na Copa de 74, quando os alemães levantaram a taça, e técnico da equipe tri campeã mundial em 90, sempre foi muito crítico com a seleção alemã.

Aparentemente desde a última copa do mundo, quando a Alemanha fez boa campanha, o Kaiser mudou sua opinião sobre o selecionado alemão. “A Alemanha tem a melhor e mais consistente seleção da Europa, eles não só manteram como até melhoraram seu jogo após a última Copa do Mundo”.

A Alemanha venceu 12 dos seus últimos 15 jogos pós Copa do Mundo. Beckenbauer, ficou muito feliz com a classificação antecipada dos alemães para a Euro, e torce para que Low continue na equipe após o término do seu contrato que finaliza após a Euro-2008.

domingo, 14 de outubro de 2007

Alemanha se classifica para Euro

A seleção alemã é a primeira seleção a se classificar para a Euro 2008. O empate de 0 a 0 contra os Irlandeses garantiu a classificação alemã, já que a Irlanda não tem mais condições matemáticas de alcançar a Alemanha na tabela de classificação.

O jogo
Em um jogo muito fechado e com poucas chances de gols, Irlanda e Alemanha não saíram do zero. Os irlandeses demonstraram muita vontade desde o começo da partida, mas a falta de técnica de seus jogadores, e a ótima fase do sistema defensivo alemão, fizeram com que a Irlanda tivesse poucas chances de abrir o marcador.

A Alemanha que já estava desfalcada de seus principais jogadores de ataque, perdeu Schweinsteiger com poucos minutos de partida, depois de um choque de cabeça involuntário com um jogador da Irlanda. A saída de Schweinsteiger, e a entrada de Rolfes em seu lugar, reduziram ainda mais as chances da Alemanha marcar o gol da vitória.

Ao final da partida, enquanto os jogadores alemães comemoravam a classificação para a fase fina da Euro, era visível a tristeza dos irlandeses, que agora precisam de um milagre para conseguir avançar a fase final da competição.

Quarta-feira, a Alemanha recebe a segunda colocada República Tcheca. Os panzers alemães já venceram os tchecos jogando fora de casa, e um empate em seu território, não será um resultado ruim, considerando que a equipe jogará novamente sem vários de seus titulares.

Klose recuperado de contusão

O atacante do Bayern de Munique, Miroslav Klose (foto), esta recuperado da contusão no joelho que o afastou dos gramados há duas semanas. Klose não participou do último jogo do Bayern na Bundesliga, e também do jogo da equipe bávara na Copa da Uefa contra o Belenenses.

Klose, que lidera a artilharia do campeonato alemão com oito gols, participou de parte do treinamento deste sábado, e deve ser capaz de participar do treino inteiro nesta terça-feira.

A perspectiva da comissão técnica do Bayern, é que Klose tenha total condição de enfrentar o Bochum na próxima semana.