sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Klinsmann terá seu grande desafio


Conforme anunciado pela diretoria do Bayern de Munique, Jurgen Klinsmann será o técnico do time bávaro a partir de julho deste ano.

Klinsi substituirá Ottmar Hitzfeld, veterano técnico alemão que não conseguiu no período que está na equipe fazer a equipe da Baviera voltar a jogar o grande futebol que marcou o time nos últimos 20 anos.

A equipe do Bayern tem na atualidade, praticamente dois ótimos jogadores para cada posição. Muitos podem achar que isso tornará a tarefa de Klinsmann fácil, mas não é bem assim.

Podemos usar como exemplo o Chelsea. No ano passado, o time inglês já recheado de craques contratou dois dos melhores jogadores do Mundo: Ballack e Schevechenko. Ao invés de Mourinho conseguir vencer todos os torneios possíveis desde então, a equipe caiu em desgraça com brigas internas e guerras de vaidade.

O Chelsea perdeu o título inglês na temporada passada, não conseguiu o título da Liga dos Campeões, e começou mal a atual temporada. Resultado final: Mourinho demitido.

Klinsmann terá a mesma dificuldade no comando do Bayern de Munique, mas com um agravante. Quando saiu do Chelsea, Mourinho já estava consagrado como treinador, e a demissão não abalou a imagem do treinador português. Já Klinsmann, ainda tem muito a provar como treinador.

Na época em que treinava a seleção alemã, muitos diziam que Klinsmann era apenas um motivador, e que Joachim Low era o responsável pela parte tática da equipe. Klinsi terá que demonstrar que as demoradas conversas com Low na beira do gramado, não eram na verdade, instruções táticas vindas de seu assistente.

Acreditar nesta teoria, de que Klinsmann nada entende de tática, é ser muito simplista. O ex-jogador alemão pode ser talvez um pouco inexperiente, mas atuou em três da ligas mais difíceis do mundo (Alemanha, Itália e Inglaterra) por um longo tempo, e isso com certeza credencia um jogador inteligente como Klinsi era, a um cargo de treinador de futebol em grandes clubes europeus.

Aos 43 anos de idade, Klinsmann terá mais um grande desafio na carreira. Que ninguém duvide do ex-atacante da seleção alemã, ele venceu quase tudo que foi possível como jogador, e como técnico levou uma seleção alemã totalmente desacreditada ao terceiro lugar na última Copa do Mundo.

Ficha técnica de Klinsmann

Principais conquistas:
1990 – Campeão da Copa do Mundo na Itália
1991 – Campeão da Copa da Uefa (Inter de Milão)
1996 - Campeão da Copa da Uefa (Bayern de Munique)
1996 – Campeão da EuroCopa na Inglaterra
1997 – Campeão da Bundesliga (Bayern de Munique)

Clubes em que atuou:
1981–1984
Stuttgarter Kickers 61 (22)
1984–1989 Stuttgart 156 (79)
1989–1992 Internazionale 123 (40)
1992–1994 Monaco 65 (29)
1994–1995 Tottenham Hotspur 41 (21)
1995–1997 Bayern de Munique 65 (31)
1997-1998 Sampdoria 8 (2)
1997-1998 Tottenham Hotspur 15 (9)
2003 Orange County Blue Star 8 (5)

Obs.: Em azul o número de partidas pela equipe, entre parênteses o número de gols marcados

Klinsmann confirmado como novo técnico do Bayern

O Bayern de Munique confirmou que Juergen Klinsmann será o técnico da equipe a partir de 1 de julho.

O ex-jogador da Inter de Milão, de 43 anos, trabalhou como técnico da seleção alemã na última Copa do Mundo. O excelente trabalho credenciou o treinador ao cargo de técnico da seleção americana e de várias equipes inglesas, mas Klinsmann não aceitou nenhuma oferta.

De volta ao seu país, Klinsmann terá a difícil tarefa de dominar as grandes estrelas do elenco da Baviera.

Ainda hoje no Blog FUTEBOL NA ALEMANHA, matéria completa sobre a contratação de Juergen Klinsmann.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Dirigente do Dortmund nega contratação de Lehmann

O Dirigente do Borussia Dortmund, Michael Zorc, voltou atrás e disse que Lehmann ainda não assinou com a equipe.

“Nós temos nos falado com freqüência, mas Lehmann ainda tem algumas coisas para resolver”, afirmou Zorc.

Aparentemente, Lehmann preferiu primeiro conversar com a diretoria do Arsenal antes de tornar público sua saída da equipe.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Lehmann retorna ao Dortmund

Jens Lehmann (foto), de 38 anos, retorna ao Dortmund após ficar quatro anos na equipe do Arsenal.

O goleiro jogou na equipe alemã de 1999 a 2003, conseguindo nesse período levantar a taça de campeão alemão em 2002.

O diretor esportivo do Dortmund, Michael Zorc, confirmou a transferência e espera que o jogador se apresente a equipe em Marbela, na Espanha, onde a equipe fará sua preparação para o segundo turno da Bundesliga.

Lehmann perdeu a vaga de titular no Arsenal para Almunia, depois de seguidas falhas no início desta temporada. Avisado pelo técnico da seleção alemã, Joachim Low, que perderia também a posição de titular da Alemanha caso não conseguisse se firmar como titular de algum clube, Lehmann forçou sua saída da equipe inglesa.

Carreira
Lehmann começou sua carreira no rival do Dortmund, o Schalke 04. Na equipe de Gelsenkirchen, o goleiro jogou por 10 anos (de 89 a 98), depois disso teve uma rápida passagem pelo Milan, onde não conseguiu se firmar.

Sua habilidade em defender pênaltis deu ao Schalke 04 seu título mais importante, a Copa da Uefa em 1997. Na ocasião, o goleiro pegou o pênalti batido por Ivan Zamorano que garantiu o título para a equipe de Gelsenkirchen.

Lehmann ainda defendeu o penalti do argentino Riquelme no último minuto do jogo do Arsenal com o Villarreal na semi-final da Copa dos Campeões 2005-2006. Essa defesa levou a equipe inglesa a final da competição.

Pela seleção alemã, defendeu dois penaltis nas quartas-de-final da Copa do Mundo que colocaram a nationalelf na semi-final do torneio.

Além de ser conhecido por sua capacidade em defender pênaltis, o goleiro alemão também marcou história devido ao seu temperamento explosivo dentro e fora do campo.

Além das intermináveis brigas com o desafeto Oliver Kahn, na temporada 2001-2002, Lehmann conseguiu a incrível marca de levar cinco cartões vermelhos em uma temporada.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Hoeness Critica dirigente do Stuttgart

O dirigente do Bayern de Munique, Uli Hoeness, criticou duramente o dirigente Horst Heldt do Stuttgart.

Hoeness afirmou que Heldt vem tentando persuadir o jovem atacante alemão Lucas Podolski a mudar de ares e se transferir para sua equipe.

Heldt afirmou a imprensa que Podolski cairia como uma luva no esquema tático do técnico Armin Veh, e que no Stuttgart o jogador teria chance de jogar mais vezes e garantir sua vaga na Eurocopa deste ano.

“Eu não acho certo um clube ficar pressionando um jogador que ainda tem dois anos de contrato com outra equipe a trocar de equipe. Não sei porque o Stuttgart está fazendo isso, mas queria ver o que eles achariam se fizéssemos isso em relação a Mario Gomez”, afirmou Hoeness.

Atlético de Madrid de olho em Borowski

O meio campista do Werder Bremen, Tim Borowski, é outro jogador que pode sair da equipe ao fim da atual temporada. O atacante Klasnic também tem propostas de outras equipes.

O contrato do jogador da seleção alemã termina em junho e os espanhóis do Atlético de Madrid tem interesse em contar com o jogador de 27 anos para a próxima temporada. O jogador é cotado para substituir o português Maniche que deve deixar a equipe.

Apesar de dirigentes do Bremen informarem que querem renovar o contrato de Borowski, alguns jornais dizem que o técnico Thomas Schaaf e o jogador não tem se falado, e que o meia quer deixar a equipe.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Klasnic pode deixar o Werder

O atacante Ivan Klasnic (foto) pode deixar o Werder Bremen no fim da atual temporada. Depois de quase um ano parado, Klasnic voltou a vestir a camisa dos verdes na vitória de sua equipe contra o Leverkusen por 5 a 2 no dia 15 de dezembro.

O contrato de Klasnic com a equipe termina no fim da atual temporada, e o jogador ainda não foi procurado pelo clube para que seu contrato seja renovado.

“Eles ainda não falaram comigo, então, eu não posso falar mais nada”, revelou o jogador.

A relação entre o Werder Bremen e o jogador croata está abalada desde que o jogador fez severas críticas ao médico do clube.

Quem monitora a situação de perto é o Hannover. O Clube estaria interessado na contratação do jogador em uma transferência livre. “Se o jogador vier em uma transferência livre, é claro que um clube como o Hannover está interessado”, admitiu o diretor esportivo Christian Hochstatter.

Transferências da semana

Takahara deixa o Frankfurt
O atacante japonês Naohiro Takahara deixou o Frankfurt e voltou para sua terra natal. O jogador de 28 anos vai jogar no Urawa Reds, atual campeão asiático.

Takahara jogou no Hamburgo de 2000 a 2006. Desde que chegou ao Frankfurt, nunca conseguiu se firmar devido a seguidas contusões.

Koller volta a Bundesliga
O gigante tcheco Jan Koller volta a Bundesliga depois uma apagada passagem pelo Monaco da França.

O jogador de 34 anos que fez muito sucesso no Dortmund, assinou com o Nuremberg até junho de 2010.

Koller admite que o objetivo da equipe esse ano é se manter na primeira divisão.