quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Lehmann retorna ao Dortmund

Jens Lehmann (foto), de 38 anos, retorna ao Dortmund após ficar quatro anos na equipe do Arsenal.

O goleiro jogou na equipe alemã de 1999 a 2003, conseguindo nesse período levantar a taça de campeão alemão em 2002.

O diretor esportivo do Dortmund, Michael Zorc, confirmou a transferência e espera que o jogador se apresente a equipe em Marbela, na Espanha, onde a equipe fará sua preparação para o segundo turno da Bundesliga.

Lehmann perdeu a vaga de titular no Arsenal para Almunia, depois de seguidas falhas no início desta temporada. Avisado pelo técnico da seleção alemã, Joachim Low, que perderia também a posição de titular da Alemanha caso não conseguisse se firmar como titular de algum clube, Lehmann forçou sua saída da equipe inglesa.

Carreira
Lehmann começou sua carreira no rival do Dortmund, o Schalke 04. Na equipe de Gelsenkirchen, o goleiro jogou por 10 anos (de 89 a 98), depois disso teve uma rápida passagem pelo Milan, onde não conseguiu se firmar.

Sua habilidade em defender pênaltis deu ao Schalke 04 seu título mais importante, a Copa da Uefa em 1997. Na ocasião, o goleiro pegou o pênalti batido por Ivan Zamorano que garantiu o título para a equipe de Gelsenkirchen.

Lehmann ainda defendeu o penalti do argentino Riquelme no último minuto do jogo do Arsenal com o Villarreal na semi-final da Copa dos Campeões 2005-2006. Essa defesa levou a equipe inglesa a final da competição.

Pela seleção alemã, defendeu dois penaltis nas quartas-de-final da Copa do Mundo que colocaram a nationalelf na semi-final do torneio.

Além de ser conhecido por sua capacidade em defender pênaltis, o goleiro alemão também marcou história devido ao seu temperamento explosivo dentro e fora do campo.

Além das intermináveis brigas com o desafeto Oliver Kahn, na temporada 2001-2002, Lehmann conseguiu a incrível marca de levar cinco cartões vermelhos em uma temporada.

Nenhum comentário: