sexta-feira, 22 de agosto de 2008

2ª rodada – Preview

Três grandes jogos prometem agitar a segunda rodada da Bundesliga. Werder Bremen e Schalke 04 fazem o famoso clássico do Norte. Também na região do Ruhr, o Borussia Dortmund enfrenta o arqui-rival Bayern de Munique. Enquanto isso o Stuttgart tenta vencer mais uma, dessa vez contra o Bayer Leverkusen, que vem de derrota na primeira rodada.

Na primeira rodada o Werder Bremen não passou de um empate contra o pequeno Arminia Bielefeld. Agora em casa, enfrenta a boa equipe do Schalke 04.

A situação dos verdes é difícil, sem Diego, Mertesacker e Hunt, um empate pode ser considerado um ótimo resultado para a equipe de Thomas Schaaf.

Enquanto isso o Schalke vem embalado pela liderança do campeonato. Infelizmente para os azuis reais, cinco titulares estão fora da partida. Neuer, Jones, Farfan e Engelaar estão machucados, enquanto o brasileiro Rafinha está com a seleção olímpica.

Mesmo assim o Schalke é o favorito para a partida. A defesa formada por Bordon e o jovem Howedes é bem segura, e tem Pander e Westerman como laterais que ajudam bastante o sistema defensivo.

O único problema do Schalke é na armação das jogadas já que com Engellar machucado, o técnico Rutten tem apenas Streit para executar a função.

No clássico entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique as atenções ficam voltadas para o banco de reservas.

No Dortmund a esperança de uma boa campanha passa diretamente nas mãos de seu técnico, Jürgen Klopp, de 41 anos. A equipe continua mediana, finalmente se livrou dos veteranos Worns (se aposentou) e Kovac (na reserva) e agora tem os jovens Subotic e Hummels no setor defensivo.

A equipe ganhou muito no meio campo com a chegada de Hajnal, mas restam dúvidas se o irregular atacante Zidan poderá substituir Petric, destaque da equipe na temporada passada.

Já a equipe de Jurgen Klinsmann, tem vários desfalques, mas ainda é muito forte e pode ser considerada favorita para a partida. Demichelis, Sagnol e Ribery estão definitivamente fora. Klinsmann treinou a equipe com um losango no meio campo. Van Bommel deve ser o volante com Schweinsteiger e Zé Roberto como meias abertos, e Borowski chegando próximo dos atacantes Toni e Podolski.

Um tropeço frente ao Dortmund pode começar a transformar a situação de Klinsmann no Bayern muito difícil, já que vários dirigentes já começaram a questionar a capacidade do ex-atacante como comandante do time da Baviera.

O Stuttgart começou bem a temporada com uma boa vitória sobre Borusssia M´Gladbach, mas não deve ter facilidade contra a boa equipe do Leverkusen.

Aparentemente o técnico Armie Veh deve utilizar uma equipe bem ofensiva, com Hilbert como lateral direito e Khedira como volante. Contra uma equipe como o Bayer, que tem Helmes e Kiessling no ataque essa tática pode ser fatal.

O meio campo do Leverkusen deve ter mais uma vez Renato Augusto na armação das jogadas. O brasileiro teve boa atuação na estréia da equipe na temporada.

Confira a rodada completa da Bundesliga:
Sexta:

Hannover - Energie Cottbus

Sábado:
Werder Bremen - Schalke 04 (VT na ESPN - domingo 12:00)
Hamburgo - Karlsruhe
Stuttgart - Bayer Leverkusen
Hertha Berlin - Arminia Bielefeld
Borussia Dortmund - Bayern de Munique (VT na ESPN - sábado 15:00)
Hoffenheim - Gladbach

Domingo:
Bochum - Wolfsburg
Colônia - Frankfurt

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Alemanha vence Bélgica e está pronta para as eliminatórias


A seleção alemã não decepcionou as 34.000 pessoas que foram ao estádio do Nuremberg e venceu a Bélgica por 2 a 0.

Com uma seleção bem diferente do habitual, com Trochowski na armação das jogadas pela esquerda, e com Rolfes e Hitzlsperger como volantes, a seleção rejuvenesceu bastante e parecia mais veloz e com mais energia.

Westermann e Tasci, pela primeira vez começando como titulares, não decepcionaram na defesa.

A Alemanha dominou o primeiro tempo, mas as péssimas atuações de Klose e Podolski impediram a nationalelf de abrir o marcador.

No segundo tempo, a dupla de ataque titular foi substituída por Kuranyi e Gomez. As alterações deram resultado e aos 14 minutos, Schweinsteiger lançou Gomez que foi derrubado na área. Schweinsteiger, com a faixa de capitão, bateu e marcou o primeiro da Alemanha.

Depois do gol a Alemanha continuou melhor, mas o jogo mudou realmente aos 25 minutos do segundo tempo, quando Hitzlsperger deu lugar a Marin no meio campo da seleção.

Marin, xodó da torcida alemã, precisou de sete minutos para fazer linda jogada com Lahm, receber dentro da área, entortar o zagueiro e dar um belo toque no canto do goleiro Stijenn. Um golaço.

A Alemanha mostrou que Low tem que confiar mais nos seus jovens talentos. Que tenha sido uma boa lição para o técnico alemão.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Pizzaro volta ao Bremen

Depois de uma fracassada passagem pelo Chelsea, o peruano Claudio Pizzaro volta para a Alemanha.

Dessa vez Pizzaro assinou contrato com o Werder Bremen, equipe que o projetou no cenário europeu.

“Muita coisa mudou por aqui desde que eu saí da equipe. Esse time tem realmente muita qualidade”, afirmou o atacante de 29 anos.

Pizzaro tentará resolver o problema de ataque dos verdes. Desde a saída de Klose, o Bremen nunca mais teve um jogador de área em que o técnico Thomas Schaff pudesse confiar.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Petric confirma transferência para o HSV

O Borussia Dortmund tomou um duro golpe esta semana. O seu melhor jogador, o atacante Mladen Petric, confirmou que já acertou sua transferência pra o Hamburgo.

O croata deu sua primeira entrevista como jogador do Hamburgo.

Petric afirmou que um dos grandes motivos para a mudança de clube foi a possiblidade de disputar a Liga dos Campeões da Europa.

Petric causou polêmica quando durante a entrevista afirmou que o Borussia Dortmund era uma grande equipe, mas que, o Hamburgo era uma equipe muito maior.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Seleção da 1ª rodada

A cada semana publicaremos a seleção da rodada segundo a revista Kicker. Nesta primeira rodada a equipe foi formada num esquema 4-3-3. O Schalke 04, que venceu o Hannover por 3 a 0, tem 3 jogadores indicados para a seleção.

O goleiro Jens Lehmann do Stuttgart, que voltou a Bundesliga, foi eleito o melhor goleiro da primeira rodada.

Marcelo Bordon (foto), do Schalke 04, foi eleito o craque da rodada. O zagueiro brasileiro marcou o primeiro gol de sua equipe de cabeça e ainda deu assistência para o segundo gol, marcado por Kuranyi.


Lehmann (1) Stuttgart

Howedes (1) Schalke 04, Bordon (1) Schalke 04
Eichner (1) Karlsruhe e Riether (1) Wolfsburg,

Gentner (1) Wolfsburg, Hitzlsperger (1) Stuttgart e
Trochowski (1) Hamburgo

Wichniarek (1) Bielefeld, Kuranyi (1) Schalke 04 e
Ibisevic (1) Hoffenheim


Obs.: o número que aparece entre parênteses na frente do nome do jogador, representa o número de vezes que o jogador esteve presente na seleção da rodada.

domingo, 17 de agosto de 2008

Hoffenheim e Schalke lideram a Bundesliga

O Hoffenheim, que acabou de subir para a primeira divisão, é o líder do campeonato alemão ao lado do Schalke 04 após o término da primeira rodada da Bundesliga.

A equipe dos brasileiros Luiz Gustavo e Carlos Eduardo venceu o Energie Cottbus por 3 a 0, mesmo placar da vitória do Schalke frente ao Hannover.

O jogo no estádio Veltins Arena ainda teve os três gols dos azuis reais marcados por brasileiros. Kuranyi fez dois e Bordon, de cabeça, também deixou sua marca.

Quem também venceu bem foi o Stuttgart. Os schwabens venceram o Borussia M´gladbach por 3 a 1. Hitzlsperger, Marica e Gomez marcaram para o Stuttgart, Friend descontou para os donos da casa.

O Dortmund demonstrou que deve ter uma temporada mais digna do que as últimas vencendo o Leverkusen fora de casa. Com uma formação bem diferente das utilizadas nas últimas temporadas, a equipe do Norte venceu o Leverkusen por 3 a 2.

O novo ataque do Leverkusen, formado por Helmes e Kiessling, foi bem, mas a defesa continua sendo o grande problema do time das aspirinas.

Confira todos os resultados da rodada:
Bayern de Munique 2 - 2 Hamburgo
Schalke 3 - 0 Hannover
Wolfsburg 2 - 1 Colônia
Bayer Leverkusen 2 - 3 Borussia Dortmund
Karlsruher 1 - 0 Bochum
Energie Cottbus 0 - 3 Hoffenheim
Arminia Bielefeld 2 - 2 Werder Bremen
Eintracht Frankfurt 0 - 2 Hertha Berlin
Borussia M'gladbach 1 - 3 Stuttgart