terça-feira, 13 de abril de 2010

Jovens talentos x Medalhões

As vésperas da Copa do Mundo o técnico Joachim Low vive um dilema parecido com o de Dunga para convocar os 23 jogadores que irão ao mundial.

A questão é: levar jovens jogadores que estão em boa fase ou acreditar nos jogadores mais experientes, mesmo que esses não estejam em boa fase.

Esse dilema se espalha por todas as posições da esquadra alemã.

No gol os preferidos do técnico alemão são René Adler e Manuel Neuer, mas a fase dos dois goleiros não é boa e muitos se perguntam se Frank Rost ou Jorg Butt não mereciam uma chance de integrar os 23 jogadores que irão para a Copa do Mundo.

Na linha defensiva o problema é o mesmo. Só que dessa vez o técnico prefere os mais experientes. Arnie Friedrich, Heiko Westermann e até, pasmem, Robert Huth foram lembrados pelo técnico nas últimas convocações, deixando de fora jovens zagueiros que vem se destacando na atual temporada.

Howedes e Matt Hummels ainda não tiveram chance de mostrar seu futebol e Castro, convocado poucas vezes, tem pequenas chances de estar entre os 23 convocados para a Copa do Mundo.

O meio campo da nationalelf, onde a Alemanha tem fartura de jovens talentos, é aonde a coisa complica mais. Mesmo em má fase Michael Ballack e Thomas Hitzlsperger devem ser nomes certos na Copa do Mundo.

Mas para levar os dois veteranos Low terá que deixar de fora alguns dos melhores jogadores que surgiram na Alemanha nos últimos anos. Mesut Ozil, Marco Marin, Toni Kroos, Aaron Hunt e Gebhart terão que torcer muito para conseguirem ir para a Copa do Mundo.

As contusões de Khedira, Rolfes e Jansen podem dar uma chance maior para os garotos, mas é pouco provável que todos eles possam viajar para a África do Sul.

No ataque Low claramente prefere confiar nos medalhões. Jogadores que partiparam da última Copa do Mundo e mesmo em má fase terão nova chance na África do Sul.

Klose, Podolski fazem temporadas medíocres, mas tem vaga garantida na Copa do Mundo. Com isso Kiessling, Réus, Cacau e Thomas Muller tem sua merecida vaga ameaçada.

Sem ter feito os devidos testes, fica difícil dizer se os garotos poderiam fazer bom papel na próxima Copa do Mundo. A experiência conta muito em competições importantes, mas será suficiente para levar a Alemanha as fases finais da competição?

Abaixo segue uma lista com os possíveis convocados para a Copa do Mundo e sua chance de defender a Alemanha na África do Sul. Os jogadores estão divididos em três categorias: garantido na copa, provável convocação e poucas chances de ir a Copa.

GOLEIROS:
Adler e Neuer: garantidos – Wiese provável convocação – Rost e Butt: poucas chances.

DEFENSORES:
Laterais:
Lahm: garantido – Boateng, Schafer e Beck: provável convocação – Hinkel, Castro e Trasch: poucas chances.

Zagueiros:
Westermann, Mertesacker e Tasci: garantido – Friedrich: provável convocação – Howedes, Huth, Hummels e Badstuber: poucas chances.

Meio-campo:
Ballack, Schweinsteiger, Ozil e Hitzlsperger: garantidos
Trochowski, Marin, Kroos e Gentner: provável convocação
Hunt e Gebhart: poucas chances.

Ataque:
Klose, Podolski e Gomez: garantidos.
Kiesslking e Cacau: provável convocação.
Thomas Muller e Reus: poucas chances.

PS1: Khedira, Rolfes e Jansen: estariam garantidos na Copa, mas machucados são dúvidas para a Copa do Mundo.
PS2: Alguns jogadores que jogam em mais de uma posição, para não complicar os coloquei em apenas uma delas. São os casos de Marin, Hunt e Réus por exemplo.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bremen entra na luta por vaga na LC

Em uma rodada em que pouco mudou no topo da tabela, o destaque da trigésima rodada da Bundesliga foi a vitória do Werder Bremen por 4 a 0 frente ao Freiburg.

O resultado colocou o Werder a apenas dois pontos do Bayer Leverkusen, terceiro colocado na Bundesliga, e equipe que no momento conseguiria uma vaga na repescagem da Liga dos Campeões da Europa.

Os números demonstram a ótima fase dos verdes do Norte. Nos últimos dez jogos foram sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

O ataque, como sempre, é o ponto forte da equipe. Com Marin, Ozil e Pizzarro inspirados, o Bremen ostenta o melhor ataque da competição com 63 gols. Também como é de costume a defesa é o ponto fraco com 37 gols sofridos em 30 jogos.

Quatro primeiros não conseguem vitória na rodada
O Schalke 04 imaginou que venceria o fraco Hannover e voltaria a encostar no Bayern de Munique na luta pelo título da Bundesliga.

Não foi o que aconteceu. Os azuis reais sofreram uma goleada por 4 a 2. Parte da derrota pode ser creditada a Manuel Neuer, goleiro da seleção alemã, responsável por dois dos gols do Hannover.

Para sorte do Schalke o Bayern de Munique só empatou com o Bayer Leverkusen fora de casa. O placar de 1 a 1 pode ser considerado bom, depois de uma semana desgastante, na qual o time da Baviera avançou para as semi-finais da Liga dos Campeões da Europa.

Hertha próximo do rebaixamento
Depois de uma boa recuperação no segundo turno, o Hertha Belin voltou a perder jogando em casa contra o Stuttgart e está cada vez mais próximo do rebaixamento.

A equipe da capital alemã está cinco pontos atrás do Hannover, décimo sexto colocado, e equipe que disputaria o play-off contra o terceiro colocado da segunda divisão da Bundesliga.

Agora o Hertha precisa vencer suas próximas quatro partidas e ainda torcer por tropeços de Nuremberg, Bochum, Hannover e Freiburg, para permanecer na elite do futebol alemão.

Confira todos os resultados da rodada:
Borussia M´Gladbach 2 – 0 Eintracht Frankfurt
Hertha Belin 0 – 1 Stuttgart
Mainz 1 – 0 Borussia Dortmund
Hannover 4 – 2 Schalke 04
Hoffenheim 0 – 2 Colônia
Werder Bremen 4 – 0 Freiburg
Bayer Leverkusen 1 – 1 Bayern de Munique
Bochum 1 – 2 Hamburgo
Nuremberg 0 – 2 Wolfsburg