sábado, 13 de outubro de 2007

Ottmar Hitzfeld pode treinar a Suiça após a Euro-2008

O técnico do Bayern de Munique, Ottmar Hitzfeld (foto), declarou que ainda não decidiu seu futuro ao fim da temporada da Bundesliga. Hitzfeld tem proposta para continuar na equipe da Baviera, mas também pode treinar a Suíça que ficará sem seu técnico Köbi Kuhn.

Kuhn já declarou que não continuará no comando técnico da Suíça após a Euro. Os dirigentes da federação Suíça estão entusiasmados com a possibilidade de Hitzfeld treinar a seleção nacional.

Hitzfeld, 58 anos, passou grande parte da sua carreira na Suíça. O técnico do Bayern, jogou no FC Basel de 71 a 75, e de 78 a 83 passou por FC Lugano e pelo FC Luzern.

Como técnico, Hitzfeld treinou o FC Zug, FC Aarau, onde ganhou uma copa da Suíça em 1985, e o Grasshopper, onde venceu duas copas da Suíça, 1989 e 1990, e dois campeonatos suíços em 1990 e 1991.

Quando voltou a Alemanha, Hitzfeld treinou o Borussia Dortmund, onde ganhou dois campeonatos alemães e uma Copa dos Campeões da Europa. Depois, Hitzfeld treinou o Bayern de Munique, onde ganhou quatro campeonatos locais e uma Copa dos Campeões da Europa.

Hitzfeld ainda ganhou duas vezes o prêmio de melhor técnico do mundo, em 1997 e 2001.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Low: Podolski ou Gomez ?

A seleção alemã está praticamente definida para a partida deste sábado contra a Irlanda pelas eliminatórias da Euro-2008. A única dúvida do treinador alemão é no ataque. Sem contar com Klose machucado, Low busca o parceiro ideal para Kuranyi.

Aparentemente, mesmo sem prestígio no Bayern de Munique, Podolski deve começar a partida entre os titulares, mas Gomez que fui muito bem na temporada passada também pode ter uma chance nos onze iniciais.

Tanto Podolski quanto Gomez, não estão bem fisicamente, mas Low parece não confiar nos outros dois atacantes que estão concentrados com a Alemanha, Kiessling do Bayer Lerverkusen e Helmes do Colônia.

A defesa alemã que enfrenta a Irlanda será praticamente a mesma da copa do mundo, com apenas uma modificação, Jansen (foto) entra no lugar de Lahm, que ainda se recupera de contusão.

No meio campo, as ausências de Ballack e Schneider, devem dar espaço para Fritz e Trochowski. Borowski, Hitzlsperger e Hilbert, que deveriam ser os substitutos naturais de Ballack e Schneider, também machucados, nem viajaram com a equipe.

Confira a provável escalação das equipes para a partida:

Irlanda: Given - Finnan, Dunne, O'Shea, J. O'Brien - A. Reid, Carsley, S. Hunt, Kilbane - Keane, K. Doyle

Alemanha: Lehmann - A. Friedrich, Mertesacker, Metzelder, Jansen - Frings - C. Fritz, Trochowski - Schweinsteiger - Kuranyi, Podolski

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Kahn e Lehmann brigam novamente

Quartas de final da última copa, Alemanha e Argentina decidiriam a partida nos penaltis. Em uma cena inusitada para os que acompanham o futebol europeu, Oliver Kahn eterno desafeto de Jens Lehmann, vai até o goleiro do Arsenal que está se concentrando para as cobranças, e lhe deseja boa sorte.

Depois daquela cena, todos pensavam que finalmente a eterna briga entre Oliver Kahn e Jens Lehmann havia acabo. Com a aposentadoria da seleção de Kahn, não haveria mais motivos para que os dois goleiros continuassem com suas provocações através da imprensa.

Mas a paz durou pouco, Oliver Kahn afirmou nesta semana que “Lehmann devia ser grato de conseguir ser titular da seleção alemã, já que ele não consegue nem ser titular em seu clube”, Kahn ainda acrescentou “Isso nunca aconteceu na história do futebol alemão”.

O goleiro do Bayern de Munique ainda afirmou que não existem mais goleiros na Alemanha como Sepp Maier, Toni Schumacher, Bodo Ilgner e Oliver Kahn.

Jens Lehmann, respondeu dizendo que não gosta de pessoas que ficam se glorificando.

Ultimato para Lehmann

Se as declarações de Kahn não incomodam o goleiro titular da seleção alemã, a partir de agora ele terá com o que se incomodar.

A dupla de técnicos da seleção, Low e Bierhoff, resolveram dar um ultimato para o veterano goleiro alemão. Low, afirmou que Lehmann terá até outubro ou novembro para recuperar a posição de titular da sua equipe, e que, caso isso não aconteça, eles terão uma conversa.

Bierhoff, disse ainda que é necessário que o goleiro da seleção alemã atue o maior número de partidas possível, e que se isso não for possível para Lehmann no Arsenal, ele que procure outra equipe.

Apesar de tudo que disse, Bierhoff afirma que a seleção alemã ainda confia em Lehmann, e que eles acreditam que o goleiro do Arsenal em breve voltará a titularidade na equipe inglesa.

Se depender da torcida de Kahn, isso dificilmente acontecerá.

Dois destaques deste começo de Bundesliga

Sem jogos pela Bundesliga por duas semanas, devido às datas reservadas para competições entre seleções, sobra tempo para observar alguns destaques alemães na atual temporada. Separamos dois deles hoje. Curiosamente são jogadores com características mais defensivas.

Simon Rolfes – Bayer Leverkusen
O volante Simon Rolfes, já esta na equipe do Bayer Leverkusen há alguns anos, mas parece que este ano o jovem de 25 anos finalmente vem demonstrando seu potencial. Com a tarja de capitão na ausência do veterano Schneider, Rolfes demonstra uma incrível capacidade de cadenciar o ritmo de jogo da equipe.

Rolfes (foto), aparentemente aprendeu muito com outro veterano da equipe, Carsten Ramelow, que há tempos não joga por motivo de contusão. Rolfes parece ter o mesmo senso de marcação do veterano Ramelow, mas por ter mais habilidade, se destaca pela capacidade de armar as jogadas da equipe.

O volante do Lerverkusen já foi chamado por Low para vestir a camisa da seleção alemã algumas vezes, mas só entrou em um jogo. Com medo de perder o jogador, a equipe do Leverkusen renovou seu contrato até 2010.


Serdar Tasci – Stuttgart

O jovem zagueiro do Stuttgart conseguiu a impressionante marca de jogar os 90 minutos nas nove partidas da equipe na Bundesliga. E mais, também jogou as duas partidas da equipe na Liga dos Campeões.

Tasci (foto), de 20 anos, se destacou já na temporada passada, quando o Stuttgart conseguiu o título da Bundesliga. Ele e Delpierre, lutaram o campeonato inteiro pela titularidade na zaga da equipe, ao lado do capitão Fernando Meira. Este ano, com a contusão de Delpierre, as coisas ficaram mais fáceis para o jovem zagueiro alemão.

“Serdar tem tudo que um zagueiro moderno precisa. Ele é rápido, agressivo e tem muita técnica”, elogia o técnico Armie Veh. O capitão da equipe, Fernando Meira também acredita no potencial de Tasci “Ele tem algo realmente especial”.

O bom futebol de Tasci, já lhe rendeu uma convocação para equipe principal de Joachim Low. É muito provável que ele esteja na equipe alemã que disputará a Euro 2008, no ano que vêm.

Wiese pode sair ao fim da temporada

O Werder Bremen pode perder seu goleiro titular na próxima temporada da Bundesliga. O contrato do goleiro termina no fim desta temporada, e aparentemente o goleiro Wiese, de 25 anos, não parece disposto a renovar com os verdes.

Tim Wiese, foi elogiado por Oliver Kahn semana passada. O goleiro do Bayern de Munique acredita que Wiese é melhor goleiro da Alemanha na atualidade, e que ele merece uma chance de titular na seleção alemã.

Klaus Allofs, diretor esportivo do Werder Bremen, tenta renovar o contrato com o Wiese até 2010, mas até agora sem sucesso.

Boatos indicam que Wiese pose ocupar a vaga do também alemão, Jens Lehamann, no Arsenal. Lehmann deve deixar o Arsenal no fim da temporada.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Dejagah causa polêmica na Alemanha

O jogador Ashkan Dejagah (foto) de 21 anos, que defende a seleção sub-21 da Alemanha, causou polêmica nessa semana. Dejagah recusou-se a seguir com a seleção para Israel, onde enfrentaria a seleção local pelas eliminatórias do Campeonato Europeu Sub-21.

O atacante nasceu no Irã, e mais tarde se mudou com a família para a Alemanha. O jogador alegou que motivos culturais o impediam de viajar com a equipe para Israel. “Tenho sangue iraniano, meus pais são iranianos”. Como o Irã não reconhece o estado de Israel, os iranianos são proibidos de viajar para Israel.

O técnico da seleção alemã sub-21, Dieter Eilts, aceitou o pedido de dispensa de Dejagah, mas a história não acabou por ai. Dirigentes da DFB, representantes do CDU (União Democrata Cristã), entre outros “engravatados” querem punições severas ao jogador do Wolfsburg da Alemanha.

Alguns sugerem a expulsão do jogador dos quadros da nationalelf, alegando que o jogador representa a seleção fora do país, e que esse sentimento do jogador perante o estado de Israel, não condiz com a forma que a Alemanha acredita ser a maneira correta.

O que os dirigentes esquecem, é que a representação de Dejagah e outros atletas alemães, é apenas dentro do campo. Dejagah misturou política e esporte na hora de tomar a decisão de não viajar para a Israel com a delegação alemã, os políticos alemães, parecem estar seguindo o mesmo caminho.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Mudança de regras na Bundesliga

Bundesliga muda regras para promoção de equipes da primeira e segunda divisão
Nesta terça-feira foi decidido que a Bundesliga voltará a ter jogos de mata-mata para decidir que equipes serão rebaixadas e promovidas na primeira e segunda divisão.

Os jogos de ida e volta, serão realizados entre o 18º colocado da primeira divisão e o 3º colocado da segunda divisão. A nova regra vale a partir da próxima temporada (2008-2009).

A última vez que a Bundesliga teve jogos de mata-mata para decidir rebaixamento e acesso de divisões foi em 1991.

Hoeness provoca outra vez

O diretor esportivo do Bayern de Munique, Uli Hoeness (foto), afirmou que sua equipe é melhor que a seleção alemã.

O Bayern de Munique lidera a Bundesliga com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, e tem vários jogadores na seleção alemã, além de outros tantos espalhados pelas melhores seleções do mundo.

Já a seleção alemã, faz ótima campanha pós Copa do Mundo. Em 14 jogos, os alemães venceram doze, empataram um e perderam apenas um, essa derrota aconteceu quando o técnico Joachim Löw resolveu utilizar uma equipe totalmente reserva.

Hoeness, de 55 anos, é conhecido por adorar fazer provocações com os rivais. Com certeza os dirigentes das outras equipes que disputam a Bundesliga, terão agora mais um motivo para justificar sua antipatia para com a equipe da Baviera.

Sorteio da Copa da Uefa

As equipes alemãs que disputam a Copa da Uefa escaparam de possíveis “grupos da morte” na segunda fase da competição.

O Bayern de Munique, no grupo F, terá como adversários Bolton (ING), Braga (POR), Estrela Vermelha (SER) e Aris (GRE). O Bolton é a única equipe que pode preocupar um pouco os bávaros nesta fase.

O Bayer Leverkusen também não terá problemas em seu grupo. Sparta Praga (TCH), Spartak Moscow (RUS), Toulouse (FRA), FC Zurich (SUI), são as equipes que lutam por três vagas para a próxima fase da Copa da Uefa.

O Hamburgo era a equipe alemã que na teoria tinha grandes chances de cair em um grupo mais difícil, teve sorte no sorteio e enfrentará FC Basel (SUI), Rennes (FRA), Dinamo Zagreb (CRO) e SK Brann (NOR).

O Nuremberg que faz péssima campanha na Bundesliga, e é o mais fraco dos quatro alemães na Copa da Uefa, enfrentará um grupo mais equilibrado com AZ Alkmaar (HOL), Zenit St. Petersburg (RUS), Everton (ING) e Larissa (GRE). Com o Larissa correndo por fora, AZ, Everton, Zenit e o próprio Nuremberg, lutarão para avançar para as oitavas de final da competição.

Veja os oito grupos da segunda fase da Copa da Uefa:

Grupo A: AZ Alkmaar (HOL), Zenit St. Petersburg (RUS), Everton (ING), Nuremburg (ALE), Larissa (GRE)

Grupo B: Panathinaikos (GRE), Lokomotiv Moscow (RUS), Atlético de Madri (ESP), Copenhagen (DIN), Aberdeen (ESC)

Grupo C: Villarreal (ESP), AEK Athens (GRE), Fiorentina (ITA), Mlada Boleslav (TCH), Elfsborg (SUE)

Grupo D: FC Basel (SUI), Hamburgo (ALE), Rennes (FRA), Dinamo Zagreb (CRO), SK Brann (NOR)

Grupo E: Bayer Leverkusen (ALE), Sparta Praga (TCH), Spartak Moscow (RUS), Toulouse (FRA), FC Zurich (SUI)

Grupo F: Bayern de Munique (ALE), Bolton (ING), Braga (POR), Estrela Vermelha (SER), Aris (GRE)

Grupo G: Anderlecht (BEL), Tottenham (ING), Getafe (ESP), Hapoel Tel Aviv (ISR), Aalborg (DIN)

Grupo H: Bordeaux (FRA), Austria Vienna (AUT), Galatasaray (TUR), Panionios (GRE), Helsingborg (SUE)

Hanke esquecido por Löw

O atacante Mike Hanke (foto), que esteve na boa campanha da Alemanha na Copa do Mundo de 2006, ficou chateado por ter sido esquecido pelo treinador Joachim Low para os jogos da Eliminatória da Euro 2008. O jovem atacante do Hannover marcou 4 gols nesta temporada, e é um dos destaques da equipe.

Como acontece no Brasil, na Alemanha também existe muita discussão a respeito dos jogadores que foram convocados e sobre outros que foram preteridos pelo treinador. No caso de Hanke, o que surpreende a imprensa e a torcida, é o fato de que o atacante convocado para o seu lugar, Helmes, joga no Colônia da segunda divisão, e mesmo fora da divisão de elite, fez apenas 2 gols nesta temporada.

“Eu não quero comentar o fato de Helmes ter sido convocado, e eu ter ficado de fora. Vocês podem interpretar isso da forma que quiserem”.

A última convocação de Hanke para a seleção foi em fevereiro no amistoso contra a Suiça, um mês depois, a partir de março, Helmes começou a fazer parte da seleção principal da Alemanha.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Babbel: Eu amaria treinar o Liverpool


O zagueiro Markus Babbel foi formado pelas categorias de base do Bayern de Munique. Na equipe júnior de 1990, outros grandes jogadores alemães dos anos 90: Hamman e Christian Ziege.

Babbel passou duas temporadas emprestado ao Hamburgo para adquirir experiência, quando voltou ao Bayern, foi um dos principais jogadores da equipe entre 1994 e 2000. Depois disso, realizou um sonho antigo de jogar em uma grande equipe inglesa. Seu detino foi o Liverpool, onde ficou até 2003, depois de uma rápida passagem pelo Blackburn, voltou à Alemanha para jogar pelo Stuttgart. No fim da temporada passada, com o título dos schwabens, se aposentou, e agora é assistente técnico de Armin Veh.

Mesmo após a derrota para o Barcelona, Babbel continua acreditando na classificação do Stuttgart para a fase final da Liga dos Campeões “O futebol europeu é muito diferente da Liga Alemã, mas eu penso que podemos jogar no mesmo nível das grandes equipes da Europa nos nossos melhores dias”.

Babbel foi vice-campeão da Liga dos Campeões em 1999 com o Bayern de Munique, e foi campeão da Copa da Uefa em 2001 pelo Liverpool frente ao Alaves da Espanha. Nesta final aliás, Babbel fez um dos gols do Liverpool. Pela seleção alemã, esteve presente na campanha da seleção em 1998 e ajudou os Panzers na conquista da Euro-2006.

O ex-zagueiro da seleção alemã não esquece sua passagem pelo Liverpool, na oportunidade o Liverpool teve sua defesa considerada a melhor da Europa “Foi a melhor época da minha carreira. Eu joguei em um dos melhores clubes da Europa, além de ter jogado com jogadores como Gary McAllister, que é um grande ídolo para mim pelo seu caráter e liderança. Nós vencemos cinco troféus juntos. Foi uma época fantástica”.

Babbel teve sua carreira interrompida depois de ter adquirido uma grave doença. A síndrome de Guillain-Barré, limitou o movimento de suas pernas e braços. Babbel voltou para a Alemanha, para fazer seu tratamento. Em casos mais graves, a doença pode levar a morte. Depois de tratamento de mais de um ano, ele voltou a jogar futebol.

Emprestado ao Blackburn, nunca mais conseguiu demonstrar o bom futebol dos tempos de Bayern, Liverpool e seleção alemã “A minha única tristeza é nunca mais ter podido jogar futebol como antes, tive um pouco de azar, e isso é uma coisa que sempre fica na minha mente”.

Mas isso agora é passado para Babbel, o jogador pensa em aprender o máximo possível com o técnico Armin Veh, e revela um sonho “Eu gostaria de treinar uma equipe inglesa. Eu amo o futebol inglês, e especialmente as torcidas dos grandes clubes, como a do Liverpool. Claro que seria um sonho para mim treinar o Liverpool e voltar à Anfield, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer para que isso um dia aconteça.

Ficha Técnica:
Markus Babbel
Nascimento: 8 de setembro de 1972 (35 anos)
Altura: 1,92 cm
Clubes em que passou:
Bayern: 1991 a 1992, e 1994 a 2000
Hamburgo: 1992 a 1994
Liverpool: 2000 a 2004
Blackuburn: 2004
Stuttgart: 2005 a 2007
Seleção Alemã: entre 1995 e 2000: 51 partidas – 1 gol marcado

Conquistas:
Bundesliga: 1996-1997, 1998-1999, 1999-2000 e 2006-2007
Copa da Alemanha: 1997-1998, 1999-2000
Copa da Uefa: 2000-2001
FA Cup: 2000-2001
Eurocopa: 1996

Seleção da 9º rodada

A cada semana publicaremos a seleção da rodada segundo a revista Kicker. Nesta nona rodada a equipe foi formada num esquema 4-5-1. Os dois líderes do campeonato, Bayern de Munique e Karlsruhe, tiveram três jogadores cada na considerada equipe ideal.

O zagueiro Demichelis do Bayern de Munique e o meia Hajnal do Karlsruhe, entraram pela terceira vez na seleção.

O húngaro Hjanal (foto), de 26 anos, que na temporada passada defendia o Kaiserslautern, foi eleito o melhor jogador da 9º rodada.
Wächter (1) Rostock

Gorlitz
(1) Karlsruhe, Demichelis (3) Bayern,
Kyrgiakos (1) Frankfurt e Dede (2) Dortmund

Zé Roberto
(1) Bayern, Timm (1) Karlsruhe,
van der Vaart (2) Hamburgo, Hajnal (3) Karlsruhe e
Huszti (1) Hannover

Toni
(1) Bayern

Obs.: o número que aparece entre parênteses na frente do nome do jogador, representa o número de vezes que o jogador esteve presente na seleção da rodada.

domingo, 7 de outubro de 2007

Bayern vence clássico e aumenta vantagem

A equipe do Bayern de Munique não teve dificuldades para vencer a fraca equipe do Nueremberg por 3 a 0 e aumentou ainda mais a vantagem para o segundo colocado, o Karlsruhe. Com a derrota para o Karlsruhe, o Schalke caiu para o quinto lugar.

Toni faz dois para o Bayern
O italiano Luca Toni (foto) marcou dois gols hoje e empatou com seu colega de equipe, Miroslav Klose, na artilharia da competição com 8 gols. Municiado o tempo todo por Schweinsteiger, Ribery e Altintop, não faltaram oportunidades para o italiano marcar contra o Nuremberg.

Com Ottl, Zé Roberto brilha
Mais uma dor de cabeça para o técnico Ottmar Hitzfeld. O técnico do Bayern experimentou o volante Ottl no lugar de van Bommel no meio campo da equipe alemã. Ottl, mais defensivo que van Bommel, deu mais liberdade ao jogador brasileiro Zé Roberto. Zé, participou de várias jogadas ofensivas da equipe, e fez seu gol em toque genial de Schweinsteiger.

Surpreendente Karlsruhe, bate Schalke fora de casa
O Schalke 04 que parece o principal adversário do Bayern na luta pelo título da Bundesliga, perdeu ontem em casa para o surpreendente Karlsruhe. O Karlsruhe recém promovido da série B, assumiu a segunda colocação no campeonato, cinco pontos atrás do líder Bayern.

A equipe do Schalke que não perdia uma partida em casa desde março deste ano, quando foi derrotada pelo Hamburgo por 2 a 0, foi incapaz de furar a fortíssima defesa do Karlsruhe. Sem criatividade nenhuma, o técnico Slomka, foi trocando seus meias tentando melhorar o desempenho da equipe sem sucesso algum. Özil e Azaouagh, conseguiram ser mais ineficazes dos que os titulares Rakitic e Bajramovic.

Aos poucos a equipe do Karlsruhe foi se soltando, e em dois contra-ataques muito rápidos, o alemão Christian Timm (foto), que não havia marcado nenhum gol nesta temporada, curiosamente fez dois contra a ótima defesa do Schalke 04.

Hamburgo vence Arminia Bielefeld e sobe na tabela
O Hamburgo venceu o Arminia Bielefeld fora de casa e subiu para o quarto lugar na classificação da Bundesliga. Talvez mais importante que a vitória foi a incrível marca alcançada por Rafael Van der Vaart (foto). O holandês chegou ao seu sétimo gol marcado em sete partidas disputadas em seqüência, com isso igualou a marca do lendário Uwe Seeler que conseguiu esse feito na temporada 1963-64.

Bremen bate Duisburg
O Werder Bremen venceu o Duisburg fora de casa e subiu para a terceira posição na tabela. Reforçado por Frings, Borowski e Fritz, a equipe esteve mais próxima de sua escalação ideal e apresentou um futebol mais consciente. Frings, voltou a cadenciar o ritmo de jogo da equipe, e Borowski deu mais liberdade para o brasileiro Diego subir ao ataque e municiar os atacantes.

O gol do Duisburg foi marcado pelo veterano atancante Ailton. O ex-jogador do Werder Bremen, não comemorou o gol de sua equipe, em respeito a sua bonita história na equipe do Bremen.

Outros resultados
Frankfurt
2 – 1 Leverkusen
Stuttgart 0 – 2 Hannover
Hertha 0 – 0 Cottbus
Wolfsburg 1 – 0 Rostock
Dortmund 2 – 1 Bochum