segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Comendo pelas beiradas

No início da temporada era quase unânime a opinião que Bayern de Munique e Hamburgo lutariam pelo título da Bundesliga.

Schalke 04, Stuttgart, Leverkusen e o próprio Werder Bremen corriam por fora, aparentemente lutando pela terceira vaga para a Copa dos Campeões.

Depois de cinco rodadas já se percebe que a história pode ser bem diferente nesta temporada.

O Schalke 04 que pouco contratou, mas tem uma equipe bem equilibrada, principalmente pela excelente fase do volante Westermann, é o líder da competição com três vitórias e dois empates.

O Stuttgart foi outra equipe que pouco contratou. Segurar o atacante Gomez, que tinha muitas propostas para deixar a equipe, foi seu grande mérito.

Com Lehmann em grande fase, Hitzlsperger cada vez mais se firmando como um dos principais meias da Bundesliga e com Gomez marcando gols com freqüência, os schwabens já ocupam a terceira posição, um ponto atrás do líder Schalke 04.

Outro grande que poucos acreditavam que faria grande temporada é o Bayer Leverkusen. Mesmo as contratações de Renato Augusto e Helmes não foram suficientes para dar ao time das aspirinas mais crédito perante aos críticos.

Mas mesmo com alguns tropeços fruto da inexperiência de alguns jogadores, o Bayer vem impressionando. Em quinto com nove pontos, o que mais chama a atenção na equipe são as ótimas atuações de quatro jogadores.

Helmes e Kiessling estão totalmente entrosados e já somam nove gols. Renato Augusto é outro destaque da equipe. Junto com o capitão Rolfes, e o próprio Helmes, o ex-jogador do Flamengo é considerado o terceiro melhor jogador da Bundesliga até o momento.

Com esses jovens jogadores em ótima fase é possível acreditar que o Leverkusen possa em breve chegar a liderança da Bundesliga.

Menos conhecidos, mas também entre os primeiros da Bundesliga estão o caçula Hoffenheim e o Wolfsburg.

O Hoffenheim que chegou a estar em primeiro lugar na competição, agora é o vice-líder. Os destaques da equipe são o artilheiro da competição Ibisevic e o brasileiro Luiz Gustavo. Também merece destaque o jovem lateral Beck, que o Stuttgart inexplicavelmente liberou ao fim da última temporada.

O Wolfsburg não tem nenhum grande destaque individual, mas aparentemente o técnico Felix Magath conseguiu acertar a defesa da equipe e tem em Grafite a certeza de gols no ataque.

Apesar de ocupar a sexta posição na tabela, o Wolfsburg é, junto com o Schalke 04, as únicas equipes invictas na competição.

Cabe agora ao Bayern de Munique e ao Hamburgo demonstrarem que a combinação de bons elencos e muito dinheiro em caixa é suficiente para garantir um título nacional.

2 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Tem um monte de time disparando na competição, mas na hora do vamo ver, na reta final o Bayer Munique vai fazer a diferença com seu elenco estrelado.

No Wolfsburg citado no texto o time realmente não tem estrelas, pois o atacante Grafite é um dos principais jogadoresda equipe.

Anônimo disse...

Olha, eu acredito em várias equipes, menos no Hamburgo. Tem dinheiro, bons jogadores, mas sei lá, acho sem sal. Falta estrela pro Hamburgo levar a Bundesliga. É como Corinthians na Libertadores. Acredito muito pouco em outra equipe além do Bayern. Eu torço descaradamente pro Stuttgart, mas levar a taça vai ser bem complicado. Creio que vá ficar entre Schalke, Leverkusen ou Bayern, com pendor bem maior pro pessoal de Munique.