segunda-feira, 3 de setembro de 2007

A nova Alemanha


Após a última copa do mundo, não faltaram “especialistas” em futebol europeu dizendo que a Alemanha só tinha feito uma boa campanha e apresentado bons jogadores porque jogava em casa, e que o futebol alemão continuaria em baixa depois da copa, sem revelações e com poucos jogadores talentosos.

Mais uma vez, a falta de conhecimento levou esses especialistas ao erro. Já faz alguns anos, mais precisamente depois da Euro 2000, em que a Alemanha foi eliminada na primeira fase, que os times alemães e a federação começaram um trabalho para o surgimento de novos talentos nas categorias de base das equipes.

Jovens talentosos como Schweinsteiger, Lahm, Jensen, Hitzlperger, Mertesacker e Lucas Podolski demonstraram que o futebol alemão tem uma geração muito boa, e que o povo alemão pode sonhar com um futuro de conquistas.



Méritos a Klinsmann e Löw

Muita gente criticou a convocação de Jansen, Hitzlperger, Odonkor e outros garotos que praticamente nunca tinha jogado pela seleção para disputar a Copa do Mundo. Mas o tempo demonstrou que a dupla de técnicos alemães estava certa. A idéia de dar experiência aos jovens talentos surtiu efeito, e agora eles são presenças constantes na equipe.

Löw, atual técnico da seleção, continua a seguir essa linha de raciocínio. Ottl, Lell, Schlaudraff (todos do Bayern de Munique), Castro e Rolfes (Bayer Leverkusen), Ozil (Schalke), Trochowsky (Hamburgo) são as novas apostas do técnico alemão. Mesmo tendo pouca chance de entrarem como titulares, os garotos ganham experiência para poderem em breve, assumir vagas de titulares da equipe.

Melhor da Europa

Franz Beckenbauer disse recentemente que a seleção alemã é a melhor da Europa no momento. Razões para acreditar nisso não faltam para o Kaiser. Líder de seu grupo nas eliminatórias da Euro 2008 (19 pontos), cinco a mais que a temida República Tcheca, a Alemanha esta praticamente classificada para a fase final do torneio.


A vitória contra a Inglaterra em Wembley com um time do meio campo para frente, praticamente todo reserva, foi só mais uma demonstração do momento da Nationaleft no cenário europeu.


Estamos há três anos da próxima Copa do Mundo, certamente esses jogadores que já são destaque no futebol europeu adquirirão mais experiência e com isso, é de se esperar que a seleção alemão faça bom papel na África do Sul. Restará aos “especialistas” que sempre criticam o futebol alemão, mais uma vez arrumar alguma desculpa para o bom desempenho dos tri-campeões mundiais.

2 comentários:

Unknown disse...

brasileiro e a aces�o do futebol alem�o

Anônimo disse...

"Restará aos “especialistas” que sempre criticam o futebol alemão, mais uma vez arrumar alguma desculpa para o bom desempenho dos tri-campeões mundiais."

Mais uma vez !!!

Bom desempenho !!!

Oque você queria que eles ficassem em último. ?!?