segunda-feira, 28 de julho de 2008

Um futuro brilhante para a Alemanha

Depois das fracas atuações alemãs na Copa de 1998, na EuroCopa de 2000 e 2004, muito foi dito sobre a fraca geração alemã, e que a Alemanha estava fadada a se tornar uma equipe mediana da Europa.

Felizmente a DFB agiu rápido e com a ajuda dos times, ficou resolvido que deveria se investir nas categorias de base das equipes alemãs o mais rápido possível.

Um das primeiras medidas tomadas pela DFB foi impedir que os jogadores alemães com origem estrangeira fossem discriminados dentro do seu próprio clube. Ações como essas, fizeram com que jogadores Mario Gomez, Castro, Ozil, Podolski entre outros, decidissem defender a seleção alemã.

Outras ações estimulando a formação dos jogadores no próprio país, ao invés de contratar jovens jogadores e outras nações já trouxeram bons resultados para a Alemanha.

Ano passado, a Alemanha ficou em terceiro lugar no Mundial sub-17, tendo ainda Toni Kroos sido eleito o craque do torneio.

Neste último sábado a Alemanha deu mais uma demonstração da sua força. A nationalelf venceu todos os seus jogos no torneio e venceu a EuroCopa sub-19 com certa facilidade.

É impressionante a quantidade de jovens talentos que surgiram no futebol alemão nos últimos anos. Vamos aqui passar o nome de alguns deles, provavelmente ouviremos falar muitos deles nos próximos anos. Considerarei nessa pequena lista jogadores com no máximo 22 anos.

SUB-22

Andreas Beck
21 anos
Stuttgart
Esse jovem lateral do Stuttgart teve boas atuações pela equipe na última temporada. Claramente ainda em formação, tem tudo para evoluir rapidamente em uma equipe como o Stuttgart que sempre dá espaço para os jovens talentos.

Sami Khedira
21 anos
Stuttgart

Apesar da idade, deixou de ser uma promessa há duas temporadas. Foi um dos principais jogadores dos schwabens no título alemão conquistado na temporada 2006/2007.

Rouwen Hennings
20 anos
Osnabruck
É uma das maiores esperanças do futebol alemão. Pela seleção alemã sub-21 fez 13 gols e tem tudo para em breve estar vestindo a camisa de uma grande equipe alemã.

Marcel Heller
22 anos
Eintracht Frankfurt
Já há mais de dois anos na equipe professional do Frankfurt, Heller teve um início muito promissor, infelizmente várias contusões fizeram que o jogador perde-se quase toda a última temporada. Pela sub-21 marcou outro 3 gols.

Ben-Hatira
19 anos
Hamburgo
Nascido em Berlim, o jovem jogador do Hamburgo vem sendo lançado aos poucos na equipe principal do HSV. Com a possível saída de van der Vaart, o meia-ofensivo tem tudo para brilhar pela equipe do Norte.

SUB-19

Ron-Robert Zieler
19 anos
Manchester United

O jovem goleiro formado pelo Colônia não teve muito tempo para jogar pela equipe alemã. Rapidamente olheiros do Manchester o levaram para a grande equipe inglesa. Jogando pelo time B dos diabos, Zieles tem tudo para em dois anos assumir a camisa número 1 da equipe inglesa.

Lars Bender
19 anos
1860 Munique
O jogador de meio-campo do segundo time de Munique já é rodado. Só pra se ter uma idéia já atuou 41 partidas pela equipe do 1860. A forte marcação é o ótimo chute de fora da área são as armas de Bender.

Timo Gebhart
19 anos
1860 Munique
Gebhart foi o maior destaque da equipe alemã no mundial sub-19. Meio-campo habilidoso, criou as melhores jogadas da equipe no torneio. Pelo 1860 Munique já atuou 21 vezes. Tem tudo para ser o principal jogador alemão no Mundial Sub-20 ano que vem.

Deniz Naki
19 anos
Bayer Leverkusen
Habilidoso e muito rápido, Naki foi um dos destaques da equipe sub-19 na Euro. Apesar das boas atuações, Naki ainda ficará mais uma temporada no time B do time das aspirinas.

Richard Sukuta-Pasu
18 anos
Bayer Leverkusen
O atacante Sukuta-Pasu foi um dos destaques da Alemanha no Mundial sub-17 e agora também brilhou na Euro sub-19. Essas boas atuações levaram o jogador ao time principal do Bayer. A disputa por uma vaga como titular será difícil, mas não duvidem da capacidade do forte atacante de 1,88 e 88 kilos.

SUB-17

Felix Kroos
17 anos
Hansa Rostock

Irmão mais novo de Toni Kroos, o jovem meio-campista alemão parece ter talento parecido com o do irmão mais velhos. É o destaque da nova equipe sub-17 onde marcou 6 gols em 10 jogos.

Outros jogadores a serem observados:
Mario Erb – Bayern de Munique
Nils Teixeira – Bayer Leverkusen
Kevin Wolze – Wolfsburg
Dennis Diekmeier – Werder Bremen
Marcel Risse – Bayer Leverkusen
Savio Nsereko - Brescia
Denis Aogo – Freiburg
Mats Hummels – Borussia Dortmund
Baris Osbek – Galatasaray
Kevin Schindler

Observação:
Toni Kroos, 18 anos, do Bayern de Munique, Manuel Neuer, 22 anos, do Schalke 04 e Marko Marin, 19 anos, do Borussia M´gladbach, por já serem grandes estrelas em seus times, não foram colocados nesta lista de promessas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala, Mauricio.

A Alemanha sempre vai ser uma força mundial. Mesmo quando a safra não for muito boa, a tradição pesa.

Belo texto!

Abraços, e não deixe de visitar nosso blog: www.esportejornalismo.blogspot.com

Anônimo disse...

CAra cade o Alexander Baumjohann ele éra muito bom no Schalke 04 ahh e Podolski é o mair de todos nessa nova safra