sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Geração 2014

Para os que amam futebol e principalmente a Copa do Mundo, é comum fazer previsões de como estarão as seleções para a “próxima copa do mundo”. Quais jovens jogadores estarão no auge da forma e farão a diferença para suas seleções, e quais outros, infelizmente não terão mais idade para poder desfilar seu talento pelos sagrados gramados de uma copa.

Prever a seleção alemã para a copa do mundo de 2010 é relativamente fácil. Schweinsteiger, Podolski, Gomez, Hitzlperger, Lahm e Hildebrand, estarão próximos dos 28 anos, idade que em teoria é considerada o auge para um jogador profissional.

Claro que há surpresas, claro que eventualmente um jogador que atualmente jogue em um time amador pode ser destaque da seleção, assim como algum desses bons jogadores que citamos acima pode entrar em desgraça, e talvez esteja jogando em algum time de uma liga amadora.

Difícil é imaginar a equipe de 2014. A chance de erro é maior ainda, mas as seleções sub-21 e até a sub-17 da Alemanha, já podem nos dar algumas demonstrações de quem entrará em campo daqui há 7 anos na Copa do Mundo do Brasil. Maracanã, Morumbi, Mineirão ou em outro qualquer estádio brasileiro, vamos mostrar quem são os jovens talentos que podem fazer a diferença para os tri-campeões do mundo. Aliás, até lá, quem sabe não serão eles tetra-campeões mundiais. Vamos a eles:

Mesut Ozil
Meio-campo
19 anos – Schalke 04
Jogos pela Bundesliga
*: 25

Ozil é um dos grandes nomes para o futuro do meio-campo da seleção alemã. Jogador de muita habilidade, tem grande visão de jogo e velocidade. Com apenas 19 anos, já está na sua segunda temporada pelo Schalke 04.

O talento de Ozil fez com que os dirigentes do Schalke 04 ficassem tranqüilos para liberarem o brasileiro Lincoln para o futebol turco. Ozil, ainda alterna bons e maus jogos, também sofre com marcações muito cerradas, mas com tão pouca idade, tem tudo para ser o maestro da Alemanha em 2014.

Manuel Neuer
Goleiro
21 anos – Schalke 04
Jogos pela Bundesliga*: 36

A temporada de 2006 começou com o experiente goleiro Rost no gol do Schalke 04, mas bastou ele ficar de fora da segunda e terceira rodada, para que o jovem goleiro Manuel Neuer assumisse a posição de titular da equipe.

Muitos acharam arriscado um garoto de apenas 20 anos como titular de um dos times de maior torcida na Alemaha. Mas Neuer não se intimidou, e foi um dos maiores destaques da temporada. Rost, não aguentou a reserva e pediu para ser negociado, hoje defende outro grande, o Hamburgo.

Em 2014, com 28 anos, Neuer tem tudo para ser o titular da seleção na Copa do Brasil, mas Rensing do Bayern de Munique, e Adler do Bayer Leverkusen, os dois igualmente jovens, devem ser adversários a altura de Neuer pela vaga de titular da seleção alemã.


Rouwen Hennings
Atacante
20 anos – Osnabrück
Jogos pela Bundesliga*: 9

O atacante alemão Rouwen Hennings, foi formado nas categorias de base do Hamburgo, emprestado nesta temporada ao Osnabrück da segunda divisão, precisou de apenas duas partidas para se tornar titular da equipe. Hennings, é um dos poucos destaques da equipe da segunda divisão, que ocupa apenas a 15º posição no campeonato.

Pelas eliminatórias da Euro sub-21, vem crescendo a cada jogo, já tem cinco gols na competição em apenas três partidas. Com poucas boas opções para o ataque alemão em vista, Rouwen Hennings tem tudo para ocupar o lugar de Klose, que em 2014 provavelmente já terá pendurado as chuteiras.


Gonzalo Castro
Defensor
20 anos – Bayer Leverkusen
Jogos pela Bundesliga*: 69


O lateral Gonzalo Castro tem apenas 20 anos, mas por incrível que pareça, já está na sua quarta temporada na Bundesliga. Castro estreou na equipe no dia 21 de janeiro de 2005, aos 17 anos, o que é raro para os padrões alemães. Duas rodadas depois se tornou titular da equipe, posição que ocupa até hoje.

Com 69 partidas na Bundesliga, Castro já acumula boa experiência, tanto é que ultimamente não é chamado mais para a seleção sub-21, sendo utilizado na equipe principal de Joachim Low. O lateral direito da seleção alemã, Phillip Lahm, terá muito trabalho para se manter como titular se Castro continuar melhorando seu futebol jogo a jogo. Castro, mesmo tão jovem, faz parte do time ideal da Revista Kicker até a nona rodada.

O defensor do Leverkusen teve que resolver um dilema dois anos atrás. A Federação espanhola de futebol tentou convencê-lo a defender a seleção da Espanha, para o bem do futebol alemão, Castro preferiu seguir vestindo a camisa alemã.


Patrick Ebert
Meio-campo
20 anos – Hertha Berlin
Jogos pela Bundesliga*: 28


Formado nas categorias de base do Hertha Berlin, Patrick Ebert é um meia moderno. Com a bola nos pés prefere partir em direção ao gol, ao invés de tentar lançamentos em profundidade. Com muita boa técnica, e boa capacidade de finalização, lembra um pouco o estilo do jogo de Schweinsteiger do Bayern de Munique.

O jovem berlinense, já está na sua segunda temporada como titular do Hertha, e ao lado do brasileiro Gilberto, é o responsável pelo sistema de criação da equipe da capital. Pela seleção sub-21, atua ao lado de Ozil, na armação das jogadas.


Andreas Ottl
Volante
22 anos – Bayern de Munique

Jogos pela Bundesliga*: 37

Andreas Ottl estreou na equipe de Munique em agosto de 2005. A temporada de 2005/2006 teve outro sabor especial para Ottl. Na penúltima rodada da competição, o jovem volante alemão fez o gol que deu o título da temporada para o Bayern.

Na temporada passada foi titular em praticamente todo o campeonato alemão, mas como todo o resto da equipe não foi muito bem. Nesta temporada, amarga a reserva em um meio campo com jogadores de tanto talento como Zé Roberto, Schweinsteiger, Ribery, van Bommel e Altintop.

Mesmo assim, sempre que entrou foi bem. Marcou um golaço na segunda rodada da competição. Na partida contra o Nuremberg foi titular deixando van Bommel no banco. Nessa partida o garoto formado nas categorias de base do Bayern, foi muito bem e mostrou que van Bommel e Zé Roberto vão ter que suar muito para terminar a temporada como titulares.


Toni kroos
Meio-campo
17 anos – Bayern de Munique
Jogos pela Bundesliga*: 1


Toni Kroos apareceu para o mundo do futebol no último mundial sub-17. Jogador de extrema qualidade técnica, ótimo passe e poderoso arremate, Kroos faz lembrar o fantástico capitão da seleção alemã de 1990, Lothar Mathaus. Kroos foi o maior responsável pelo terceiro lugar alcançado pela Alemanha na competição, de quebra levou o prêmio de melhor jogador do torneio. O prêmio ganha mais valor ainda, levando em conta que os alemães se quer chegaram na final.

Meses antes da copa do mundo sub-17, Kroos já impressionava o público mais atento aos jogos de preparação da equipe do Bayern de Munique para a atual temporada. Com vários jogadores machucados, Kroos viajou com a equipe e impressionou a todos. Ottmar Hitzfeld, técnico da equipe bávara, disse: “é um jogador de raro talento, com certeza será titular da seleção alemã um dia”.

Pela equipe principal já atuou em uma partida. Na ocasião entrou faltando quinze minutos, foi o tempo necessário para dar duas assistências perfeitas para Klose marcar. Em jogo já decidido da Copa da Uefa, Kroos também entrou para ganhar mais experiência.

Se Kroos continuar demonstrando esse grau de evolução, talvez possa até estar presente na equipe principal alemã na Copa de 2010. Se fizer isso, já ultrapassará Mathaus em pelo menos um quesito. Mathaus disputou sua primeira copa do mundo com 22 anos. Em 2010, Kroos terá apenas 20.



* Somados jogos da primeira e segunda divisão. Não estão sendo considerados jogos realizados por Times B, e nem por divisões inferiores.

5 comentários:

Anônimo disse...

Meus parabéns, excelente análise.

Anônimo disse...

opa, muito boa a matéria, e podemos ver que a seleção alemã esta bem servida, de qualidade ^^ continue o bom trabalho

Anônimo disse...

Só ficou faltando uns zagueiros, sem pensar muito cito o Westermann do Schalke e o Tasci do Stuttgart.
É torcer pra vingar essas revelações.

Vinicius Grissi disse...

Muito interessante o levantamento. Fez parecer que a Alemanha possui o futuro do futebol nas mãos, mas não é bem assim. De qualquer forma, é muito bacana tentar imaginar quem serão os craques daqui 6, 7, 8 anos.

Anônimo disse...

Apenas uma discordância: neuer, pra mim, não tem perfil de goleiro pra seleção. Está mais para o Rensing, do Bayern. E arrisco dizer que será o capitão.