O Bayern de Munique reuniu para essa temporada uma seleção mundial. Além dos grandes jogadores que a equipe já tinha em seu elenco, como Kahn, Lahm, Lucio, Sagnol, van Bommel, Schweinsteiger e Podolski, os bávaros trouxeram craques que seriam titulares na maioria das seleções do mundo.
Nomes como Ribery, Klose, Toni, Zé Roberto e Jansen, deixaram a equipe de Munique praticamente completa.
A superioridade dos bávaros fica mais evidente quando imaginamos qual seria a equipe reserva. Imagine um time com Rensing – Sagnol, van Buyten, Ismael e Lell – Altintop, Ottl, Sosa e Kroos – Podolski e Schlaudraff.
Com certeza esses jogadores que normalmente são reservas na equipe da Baviera, seriam titulares na maioria das equipes alemãs. Pensando desta maneira, surge a pergunta:
O Bayern está decepcionando nesta temporada ?
Se analisarmos que a equipe está invicta, tem oito vitórias e quatro empates, podemos dizer que não. Mas se pensarmos que os bávaros estão apenas dois pontos a frente do Hamburgo e quatro a frente do Werder Bremen na tabela, a resposta pode ser outra.
Se considerarmos ainda apenas os jogos contra outras grandes equipes da Alemanha, a situação do Bayern piora. Os bávaros disputaram quatro clássicos e empataram três deles, vencendo apenas um.
Não há dúvida que o Bayern fez ótimas atuações nesta temporada. Ninguém discute o talento de Klose, Toni, Ribery e Zé Roberto, e nem o futebol que eles vem demonstrando.
Mas porque então, tirando a goleada contra o Werder Bremen - talvez melhor atuação da equipe na temporada - os bávaros foram tão mal contra Hamburgo, Schalke 04 e Dortmund ? Porque o fraco desempenho contra o Estrela Vermelha da Sérvia, quando a equipe só conseguiu vencer nos descontos em uma falha do goleiro adversário ?
Talvez a explicação esteja na expectativa que gira em torno da equipe. A equipe gastou mais de 60 milhões de euros para disputar um campeonato em que os adversários ou são muito fracos ou não conseguem demonstrar todo o potencial que deles se espera (veja como exemplo a pífia atuação das equipes alemãs na Liga dos Campeões).
Isso faz com que à imprensa e a torcida esperem que o Bayern de Munique vença e jogue bonito sempre, tenha o artilheiro, a melhor defesa, vença os clássicos dentro e fora de casa e etc.
Como sabemos, mesmo uma equipe sendo muito superior às outras, na hora que “a bola rola”, essa diferença diminui muito. Normalmente o melhor vence, por isso que é relativamente fácil cravar que o Bayern vencerá a temporada 2007/2008 da Bundesliga.
O Bayern de Munique não decepciona, a equipe normalmente joga bem, obviamente em algumas partidas não tem um rendimento fantástico, mas se mostrou quase imbatível dentro da Alemanha até o momento. É difícil imaginar que os bávaros possam perder mais do que três ou quatro partidas na Bundesliga neste ano.
O único adversário que pode derrubar a equipe da Baviera, é a pressão que a sua própria torcida, diretoria e comissão técnica podem impor aos jogadores.
Essa semana já ouve uma pequena crise devido as duas partidas em que os bávaros não marcaram gols. Se a exigência for muito alta, o time estará sempre tenso, sempre achando que tem que render mais e que tem sempre que fazer atuações maravilhosas com lances geniais de seus jogadores.
Essa atitude, como o passar do tempo é ruim para o grupo, e pode criar uma instabilidade nos jogadores a ponto de eles não conseguirem render o suficiente para alcançar as vitórias tão necessárias para equipes campeãs.
Impedir que essa pressão prejudique os jogadores é o grande desafio que o técnico Ottmar Hitzfeld terá a frente da equipe da Baviera.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Maurício estou completamente de acordo com o que escreveste aqui sobre o Bayern.
Eles têm uma grande equipa, mas parece que às vezes falta atitude.
Talvez a falta da Champions League tenha pesado este ano e a tolerância dos seus dirigentes e adeptos para jogos com empates seja miníma.
Abraço
Postar um comentário